Últimas Notícias

IPC solicita a reclassificação de até 75 atletas do basquete em cadeira de rodas para Tóquio 2020


Um dos mais tradicionais esportes das Paralimpíadas, o basquete em cadeira de rodas corre o risco de ficar de fora de Tóquio 2020. Na última semana, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou a retirada da modalidade do programa dos Jogos de Paris-2024. Para que os Jogos Paralímpicos deste ano não sejam afetados, a entidade listou a meta de que 50 e 75 atletas sejam reclassificados.

A Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF) precisa realocar os atletas das classes 4.0 e 4.5, aqueles que têm maior mobilidade, até o dia 29 de maio. Segundo o diretor de comunicações do IPC, Craig Spence, a federação apresenta muito mais do que as dez categorias aprovadas pelo código de classificação do IPC e isto é o grande problema de toda a confusão.

Providências já eram pedidas pela entidade máxima do esporte paralímpico mundial há bastante tempo, mas a IWBF não as cumpria. Apesar da "gota d'agua" nesta semana, o IPC não esconde a vontade de ter o basquete em cadeira de rodas no programa dos Jogos.

"Queremos o basquete em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, porque é um esporte fantástico e vai divertir milhares de fãs", disse Spence ao portal Kyodo News.

A decisão do IPC surgiu cerca de seis meses antes dos Jogos. A incerteza paira no ar, uma vez que todos os ingressos da modalidade já foram vendidos para Tóquio 2020 e as equipes classificadas não sabem o que fazer.

Foto: André Durão


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar