Últimas Notícias

Canoísta Vincent-Lapointe é absolvida de acusações de doping e está livre para competir na Olimpíada


A multi-campeã mundial Laurence Vincent-Lapointe, de 27 anos, conseguiu provar sua inocência sobre acusações de uso de substâncias proibidas e foi absolvida por um juri da Federação Internacional de Canoagem (ICF). A atleta está livre para treinar e competir após cinco meses de espera.

Lapointe estava parada desde agosto, quando foi pega com pequenas quantidades de ligandrol em sua urina. A substância é proibida por estimular os músculos a crescerem, agindo como uma espécie de esteroide. 

A estratégia da defesa foi afirmar que houve ingestão involuntária do produto, alegando contaminação através de relações sexuais com o ex-namorado da canadense. A análise de um fio de cabelo do rapaz continha traços da substância proibida e conseguiu comprovar a inocência da vítima.

Com a liberação para voltar a competir, Vincent já vira a chave e mira a Olimpíada de Tóquio, em julho.

"Você nem imagina como estou aliviada. É bom acabar com essa jornada e ser capaz de me concentrar no que eu amo, voltando à água para me preparar para os Jogos Olímpicos", disse ela em entrevista coletiva na última segunda-feira (27).

Lapointe ainda precisa se qualificar para disputar os Jogos. Vagas para o C1 200m estarão em jogo de 16 a 19 de abril na Geórgia, enquanto que para classificar para o C2 500m, algum barco canadense precisará vencer um evento a ser realizado em Curitiba em maio.

Esta será a primeira vez que a canoa feminina estará presente numa Olimpíada. Antes, as mulheres competiam apenas no caiaque. A canadense tem 11 títulos mundiais e buscará sua primeira medalha olímpica em Tóquio.

Foto: AP Photo/Pavel Golokvin

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar