Últimas Notícias

Banido do esporte, treinador russo segue a treinar seus atletas no sigilo


Uma oficial da Agência Antidoping Russa fez denúncias sérias à Reuters na última sexta-feira, 24. Ela delatou que o treinador de atletismo Viktor Chegin continua a treinar e instruir atletas, mesmo tendo sido banido do esporte.

Chegin foi suspenso permanentemente do esporte mundial em 2016, após uma investigação da WADA que descobriu um regime de doping praticado pelo treinador a seus atletas. Os corredores instruídos pelo russo usavam de transfusões de sangue para violar as regras da Agência Mundial Antidoping.

Apesar da punição, o coach de 57 anos insiste em dar treinos, com dicas estratégicas, nutricionais e médicas aos seus atletas nos dias de hoje.

Segundo Margarita Pakhnotskaya, uma das líderes da RUSADA, Chegin possui um grande esquema sigiloso para não ser pego, se escondendo sob vestimentas, realizando trocas constantes de carros e sendo escoltado por seguranças. "Para pegá-lo, precisaríamos da polícia, de uma operação policial, escutas telefônicas e entre outras coisas”, declarou ela.

O caso do treinador evidencia ainda mais a crise no atletismo russo. A federação do país encontra-se suspensa pela World Athletics após a confusão com a investigação do saltador Danil Lysenko, que levou à deposição do presidente e de outros seis membros do conselho.

A situação russa também é complicada no cenário do esporte geral. O país do leste europeu, no momento, aguarda resultado de sua apelação feita ao CAS contra um banimento de quatro anos imposto pela WADA, que impede uso de nome, hino e bandeira russos em quaisquer competições esportivas internacionais.

Foto: Shamil Zhumatov/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar