Últimas Notícias

Martine Grael e Kahena Kunze buscam bicampeonato mundial da 49erFx



As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze disputam a partir desta terça-feira o Campeonato Mundial de 49erFX, em Auckland, na Nova Zelândia. Campeãs em 2014, elas tentarão o bicampeonato. O evento, que acontece até o domingo, vai distribuir seis vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e promete uma competição acirrada entre as melhores velejadoras do mundo.

"O Mundial aqui vai ser num local bem diverso, os locais para regata são muito diferentes um do outro. Um pouco como o Rio, apesar das condições não serem parecidas. Em comparação ao ano passado, estamos nos sentindo bem treinadas, com o dever de casa feito. Desde de janeiro estamos treinando novamente com o Javier Torres e a Martha Rocha, que fez milagre com a gente no ano passado, está nos dando umas ajudas pontuais" ressalta Martine, que no Mundial de 2018, junto com Kahena, conquistou a vaga do Brasil para os Jogos Olímpicos.

"Depois de uma temporada no Japão, estamos aqui em Auckland treinando há três semanas. E as condições são bem diferentes da que encontramos por lá. Vamos ter 8 opções de raias e a organização vai escolher a melhor para cada dia dependendo das condições. O Mundial é um campeonato muito importante. Além das 6 vagas que ainda estão em jogo para as Olimpíadas, a disputa pela definição das duplas que vão representar os países já começou. Acredito que todas estão bem preparadas para o campeonato" diz Kahena.

A primeira regata está programada para essa terça-feira, às 14h, horário local. A medal race será no sábado, dia 8 de dezembro. A disputa na classe 49erFX contará com 61 duplas de 26 países, que foram divididas em dois grupos. Martine e Kahena disputam a competição na flotilha amarela junto com outras 30 duplas.

O Mundial é o evento mais importante do calendário da vela antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. É chance que os velejadores têm para saber como está o desempenho perante os melhores do mundo. A competição reúne as classes 49er, 49erFX e Nacra 17, e vai distribuir nada menos do que 15 vagas para os Tóquio 2020: quatro para 49er; cinco para Nacra 17; seis para 49erFX. Lembrando que nas Olimpíadas participam apenas 20 países por classe e muitas das nações com tradição na vela ainda não se classificaram.

Na semana passada Martine Grael e Kahena Kunze disputaram o Campeonato da Oceania, também em Auckland. O evento que foi um esquenta para o Mundial e a dupla campeã olímpica na Rio-2016 conquistou a prata.

Com informações de Lance!
foto: Jone Roriz/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar