Últimas Notícias

Presidente da Coreia do Sul está entusiasmado com possível candidatura conjunta de Seul-Pyongyang para as Olimpíadas de 2032


O presidente sul-coreano Moon Jae-in exortou o público a apoiar a proposta conjunta de Seul com Pyongyang para as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2032.

O conceito histórico das capitais da Coréia do Norte e do Sul que sediam os Jogos parecia ter parado recentemente, mas parece ter sido inspirada uma nova vida depois que Moon conheceu o Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach durante a Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York mês passado.

Bach teria dito a Moon que o COI apoiaria os esforços dos dois países - ainda tecnicamente em guerra - para formar uma candidatura conjunta.

O encontro parece ter revigorado Moon.

Durante a Cerimônia de Abertura do 100º Festival Nacional de Esportes da Coréia, em Seul, Moon pediu aos cidadãos locais que "liderem novamente" a organização das "Olimpíadas de 2032 Seul-Pyongyang".

Moon afirmou que as Olimpíadas poderiam novamente ajudar o processo de paz entre as duas Coréias, que fracassaram recentemente quando o relacionamento do Norte com os Estados Unidos se tornou mais tenso novamente.

"Quando o diálogo entre a Coréia foi interrompido e o relacionamento estava em uma situação difícil, foram os esportes que abriram as portas para as reuniões e o diálogo", afirmou Moon.

"Se as Olimpíadas de Seul em 1988 abriram a era da harmonia entre o Oriente e o Ocidente, as Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang de 2018 abriram a era da paz na Península Coreana".

Um novo impulso à candidatura norte-sul-coreana ocorreu quando Bach revelou, após a reunião do Conselho Executivo do COI em Lausanne, na semana passada, que não há planos de premiar os Jogos de 2032 até 2021, no mínimo.

Até então, parecia que todo o momento estava por trás da oferta de Queensland, com os australianos realizando reuniões com Bach na sede do COI em Lausanne.

Os coreanos agora terão tempo extra para fazer uma proposta adequada, embora o principal obstáculo continue sendo a situação política volátil na região.

A Índia e a Indonésia também enviaram cartas de interesse oficiais e Xangai está realizando um estudo de viabilidade.

Foto:Twitter

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar