Últimas Notícias

Morre Enriqueta Basílio, primeira mulher a acender uma pira olímpica na história



O comitê olímpico mexicano (COM) anunciou neste sábado o falecimento da ex-atleta Enriqueta Basílio, aos 71 anos. A mexicana fez história ao acender a pira olímpica dos jogos da Cidade do México em 1968 e se tornar a primeira mulher na história a realizar tal feito.

"A família olímpica lamenta a morte da nossa querida Enriqueta Basilio, símbolo mundial", informou o Comitê Olímpico Mexicano (COM) em comunicado.

Além de acender a pira olímpica, Enriqueta disputou as provas dos 400 e 800 metros. Sua escolha para acender a pira foi um momento marcante, em um período em que pouco se falava dos direitos da mulher no esporte, em que algumas modalidades proibiam mulheres de participar.

"Havia tabus, outros conceitos estavam na moda. Eu tinha jogado basquete, mas passei para o atletismo porque não era um esporte de contato. Até que um técnico polonês me descobriu, e as autoridades convenceram meus pais a me deixar vir para a capital", explicou Enriqueta à Agência EFE no ano passado, quando acendeu a pira olímpica mais uma vez, em uma cerimônia que comemorou os 50 anos dos Jogos do México.

Essa foi uma das últimas aparições públicas de Enriqueta, que sofria com mal de parkinson. Ao longo dos anos, a atleta contou que, ao pisar no primeiro degrau, deixou de ouvir qualquer barulho ao seu redor, só recuperando a consciência segundos antes de entrar para a história. 

Ainda não há detalhes sobre o funeral de Enriqueta, no qual se espera a presença das autoridades dos país e das principais figuras do esporte mexicano.

Com informações da agência EFE
Foto:Reuters/Daniel Aguilar

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar