Eliud Kipchoge disse em entrevista coletiva que está mais preparado para sua segunda tentativa e pronto para se tornar a primeira pessoa a quebrar duas horas em uma maratona em Viena no sábado(12).
"Estou confiante de que tenho estado com uma boa velocidade nos últimos dois anos", disse Kipchoge, campeão da maratona olímpica e recordista mundial do Quênia, na quinta-feira. “Então não é algo que estamos pensando, 'oh, vamos conseguir fazer isso?' Fiz isso pela primeira vez e, pela segunda vez, entendo. ”
Kipchoge chegou perto da primeira vez, rodando às 2:00:25 no circuito de Monza, Itália, famoso por sediar corridas de Fórmula 1, em 6 de maio de 2017. O recorde mundial de Kipchoge é 2:01:39 da Maratona de Berlim 2018.
Como Monza, a tentativa de Viena não estará em condições elegíveis para registro. Já que, espera-se que 41 corredores sejam usado como 'coelhos' de Kipchoge, entrando e saindo da corrida. Ele chegou a Viena na terça-feira (8) para dar uma primeira olhada no percurso - um circuito de 10 quilômetros de um trecho de estrada plano no The Prater, um parque histórico no centro de Viena.
"Correr em Berlim e em Viena são duas coisas diferentes", disse Kipchoge,“Em Berlim se corre e se quebra um recorde mundial. Viena se corre e faz história , será como o primeiro homem a ir à lua. ”
Kipchoge confirma que ganhou confiança ao assistir a lenda etíope Kenenisa Bekele fazer 2h01m41s em Berlim, no dia 29 de setembro, ficando a dois segundos do recorde mundial.
"A maioria das pessoas estava dizendo que nenhum outro ser humano pode se aproximar de 2h01m39s", disse Kipchoge, que baixou em 78 segundos o recorde mundial anterior na maratona de Berlim no ano passado. "(A corrida de Bekele) é uma boa ilustração de que nenhum ser humano é limitado."
Kipchoge disse que pensa em uma maratona de menos de duas horas desde as Olimpíadas do Rio. Após sua tentativa de Monza, o homem das metáforas disse: “Nós estamos subindo na árvore ... Eu levantei um galho e vou para o próximo. Este não será o fim da tentativa dos corredores em duas horas.”
Kipchoge, que com 34 anos é três anos mais novo que Bekele, disse que não se comprometerá com uma terceira tentativa se essa falhar. Ele diz para esperar e ver o que acontece no sábado. O que está claro é que Kipchoge vê essa corrida como positiva para o esporte. "Em um jardim há flores e ervas daninhas", disse ele quando questionado sobre os problemas do atletismo, desde o doping até pequenas multidões nos recentes campeonatos mundiais em Doha. “Em Viena, estamos falando sobre as flores. Vamos nos concentrar nas flores."
foto: AP
0 Comentários