Terminaram na sexta-feira, dia 11, três ações da área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com as Confederações Brasileiras de Atletismo (CBAt) e Triathlon (CBTri), para a capacitação de atletas jovens, bem como padronização na descoberta e desenvolvimento desses novos talentos. O Centro de Treinamento Time Brasil foi palco de atividade para 10 atletas e quatro integrantes da comissão técnica do triatlo. Já o atletismo realizou duas clínicas do Sistema Nacional de Treinamento - Descoberta de Talentos (SNT) – uma de Velocidade Prolongada e outra de Saltos Horizontais e Provas Combinadas - para 40 profissionais.
“As ações fazem parte do Programa de Desenvolvimento Esportivo de cada modalidade e fazem parte de um projeto maior, de uma sistematização, para que tenhamos o surgimento de novos nomes com potencial com mais frequência”, disse Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.
O Programa de Desenvolvimento Esportivo do COB tem como objetivo incentivar a detecção e retenção de talentos. Os investimentos se concentram em dois tipos de projetos: os estruturantes e os específicos. “Estruturar é criar um sistema sustentável para que tenhamos o surgimento de novos nomes com potencial com mais frequência. Para isso, passamos por esse processo de capacitação de técnicos, formatação de um modelo de treinamento e o fornecimento de informações que auxiliem as Confederações na tomada de decisão no processo de investimento. Ao mesmo tempo, precisamos olhar para a transição da base para o sênior e, para isso, temos os projetos específicos”, explicou Kenji.
No triatlo, o treinamento de campo permitiu que jovens atletas aprofundassem o conhecimento nas modalidades esportivas – ciclismo, corrida e natação –, o que, a longo prazo, resultará numa renovação contínua de atletas para o alto rendimento.
Outro ponto positivo é a capacitação de campo para os treinadores, aumentando o nível técnico dos profissionais e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento de atletas com treinamentos sistematizados e qualificados. Os 13 integrantes da ação foram acompanhados pelo gerente de alto rendimento do Triathlon Brasil, Rodrigo Milazzo. Além das atividades esportivas, a ação contou ainda com avaliações no Laboratório Olímpico do COB, além de palestras educativas sobre doping e nutrição.
No atletismo, a clínica e camping de Velocidade Prolongada foi ministrada por Sanderlei Parrela, treinador e recordista sul-americano dos 400m, com 44.29, desde a conquista da medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Ao todo, 26 profissionais participaram do evento realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Em Balneário Camboriú, a ação de Saltos Horizontais e Provas Combinadas foi conduzida por Dino Cintra Filho e teve Diogo Gamboa como coordenador. O evento reuniu 14 profissionais, atletas e estagiários, no Estádio Municipal Eduardo Zeferino Tiago.
Os objetivos do SNT são apoiar o funcionamento e desenvolvimento de projetos de iniciação ao atletismo em todo o território nacional; criar um sistema de treinamentos de jovens atletas, possibilitando a descoberta de novos valores para a modalidade; iniciar a padronização de treinamento do atletismo no país; e incentivar a troca de conhecimento entre os treinadores, por meio de clínicas e campings, além do fomento da prática do esporte em todo o país.
Foto: COB
0 Comentários