Últimas Notícias

Guia Parapan 2019 - Atletismo



Dias : 24 a 28 de agosto 
Classifica para Tóquio? Não.

O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Cada uma conta com suas disputas específicas. As categorias são divididas pelas letras T (Track, que são provas de pista) e pela letra F (Field, provas de campo) com os números representando a deficiência do atleta. 

O atletismo paraolímpico é o grande carro-chefe do Brasil nos jogos Parapan-americanos E é a modalidade em que o Brasil possui o maior número de medalhas em Jogos Paralímpicos, 142 (40 de ouro, 61 de prata e 41 de bronze). 

E o Brasil irá com atletas consagrados no masculino e algumas revelações no feminino - para pegar o maior número de medalhas possíveis nas categorias de deficientes visuais, intelectuais, físicos e amputados. Os grandes destaques do atletismo brasileiro são os velocistas Petrúcio Ferreira - recordista mundial e em busca de ser o paralímpico mais veloz do mundo -  e Yohansson Nascimento da T47, Mateus Evangelista da T37, Vinícius Rodrigues na T63 e Silvânia Costa e Lorena Spoladore no salto em distância T11. As provas de arremesso de peso em várias categorias o Brasil deve dominar, com recordistas e campeões mundiais e olímpicos como Alessandro Rodrigo, André Rocha, Claudiney Batista e Elizabeth Rodrigues. 


Outro destaque é Verônica Hipólito, que volta as grandes competições no Parapan, após lidar com a retirada de um tumor cerebral que a deixou parada sem competir por mais de dois anos, em uma (mais uma) grande história de superação na sua carreira.


fotos: Daniel Zappe, Ana Patrícia e Wagner Carmo/ CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar