Últimas Notícias

CBDA admite que crise financeira ameaça realizações de competições adultas e de base


A grave crise financeira por que passa a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) já tem colocado em risco a realização de competições tradicionais da natação nacional em 2019. A entidade reconhece que pode adiar, ou até mesmo cancelar, eventos das categorias adulto e de base por falta de dinheiro para organizá-los. As informações são do site 'globoesporte.com'

Sem dinheiro por não captar recursos da Lei Agnelo Piva - está com elas bloqueadas devido a prestações de contas não feitas pela gestão anterior - e tampouco com definição do novo contrato de patrocínio dos correios, resta à CBDA contar com o que arrecada em inscrições para custear as competições. Segundo Gustavo Otsuka, supervisor da modalidade na confederação, "há uma perspectiva difícil para esse ano". Recentemente, o órgão esportivo fechou sua sede e instituiu "home office" entre funcionários para economizar.

O dirigente prevê que o Brasileiro Infantil e o Brasileiro Juvenil, previstos para ocorrer entre maio e junho, poderão ser bancados com verba angariada com inscrições. O Brasileiro Júnior, marcado para o final de junho, já não seria, por geralmente contar com menos atletas.

O problema é que a penúria da entidade deve afetar até mesmo a organização de torneios históricos para a natação do país. Ainda não se sabe se o Troféu José Finkel, por exemplo, um dos três maiores do nível sênior, ocorrerá em 2019. Previsto inicialmente para setembro, mas com limite de inscrição até a metade de agosto, não há local definido e nem mesmo a garantia de que haverá recursos para realizá-lo.

"[Organizar o Finkel] Vai depender basicamente do que a gente arrumar em termos de parcerias. O Finkel, por exemplo, estou em conversas com dois clubes que poderiam recebê-lo. Estamos conversando com os dois para ver qual vai conseguir subsidiar o máximo possível o campeonato. Se não for assim, fica inviável para a gente. Se a gente não conseguir um apoio financeiro bom dessas entidades, complica" comentou Otsuka.

O supervisor disse que organizar uma competição como o Troféu José Finkel custa algo em torno de R$ 500 mil. "Eu não quero acreditar que tenhamos que adiar o Finkel. Até acho que essa possibilidade existe, mas não quero acreditar nisso e vou brigar para que não ocorra. Estamos negociando com tudo e com todos" emendou.

Nesta temporada, a CBDA já cancelou a realização do Torneio Open, que tradicionalmente fechava a temporada da natação brasileira. Além da falta de recursos, prevaleceu a decisão de um colegiado técnico que via o evento como um empecilho na ciclo de preparação para os Jogos de Tóquio, no próximo ano.

O próprio Troféu Maria Lenk, que é realizado nesta semana no Rio, só tem ocorrido graças a um socorro do COB (Comitê Olímpico do Brasil), que tem administrado a verba da CBDA da Lei Agnelo Piva que está retida por falta de prestação de contas.

A indefinição em relação ao calendário torna-se mais grave diante da importância de 2019, que tem Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e Jogos Pan-Americanos e precede o ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Otsuka impôs o mês de maio como limite para definir a realização do José Finkel e de outros torneios do calendário.

" Eu não posso sair daqui com uma seleção sem definir isso, se vai haver Finkel ou não. Em maio eu preciso definir e saber se vai haver Finkel ou não. Se a gente vai adiar ou não. Maio para mim é o deadline em relação a isso. Se eu não conseguir fechar isso em maio, aí teremos problema"  disse.

O dirigente culpou a falta de condições, financeiras e estruturais, de desenvolver projetos diante de tantos problemas para captar recursos. "O fundamental é começar a fechar essas parcerias [para realizar eventos]. Mas tudo demanda estudo. E o grande problema é que não conseguimos estudar nada. É um incêndio atrás do outro. A gente está tentando cumprir o calendário sem a estrutura necessária, e sem estudar. E isso é fundamental" lamentou-se.


foto: CBDA/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar