Últimas Notícias

Dirigente da AIBA avisa sobre o tempo estar se esgotando no impasse olímpico


O tempo está "correndo" rapidamente para organizar um torneio olímpico em 2020, disse o diretor-executivo da Associação Internacional de Boxe na terça-feira, em meio a disputas com o Comitê Olímpico Internacional e um grupo dissidente de oficiais de boxe.

Tom Virgets disse à Associated Press que os pugilistas dos países africanos e asiáticos mais pobres já enfrentam a perda de fundos cruciais com o sistema de qualificação ainda não confirmado.

Perguntado quando o ponto de não retorno seria, Virgets disse "estamos chegando lá rapidamente", antes dos eventos de qualificação planejados para o final deste ano.

O COI congelou o planejamento do boxe olímpico em novembro, quando lançou uma investigação sobre a associação, conhecida como AIBA, depois que Gafur Rakhimov foi eleito presidente da AIBA. Rakhimov é acusado de tráfico de drogas e está ligado ao crime organizado nos EUA.

Virgets argumentou que o atraso significa que os países mais pobres estão relutantes em financiar pugilistas à frente de outros esportes sem saber como eles podem chegar às Olimpíadas.

"Todo mundo está sentado lá dizendo: "certo, onde posso colocar meu dinheiro?'", Disse ele. “Para países como a Rússia, os EUA e outros, eles apenas encontram o dinheiro para garantir que os atletas cheguem a essas competições. Mas e quanto ao Zimbábue, Camarões, Iêmen?

“Essas pessoas, eles têm comitês organizadores nacionais, eles precisam saber. Eles só têm uma quantia X de dólares e eles vão colocá-lo em direção aos programas em que eles acham que têm a melhor chance de qualificação.”

A investigação deve ser relatada em uma sessão do COI em junho, três meses antes dos campeonatos mundiais da AIBA decidirem os primeiros lugares olímpicos, com outras eliminatórias olímpicas planejadas para depois do mundial.

O COI poderia tentar desreconhecer a AIBA e sediar seu próprio evento olímpico de boxe sem Rakhimov. Algumas autoridades nacionais de boxe tentaram obter apoio para essa medida, mas enfrentam ameaças de ação disciplinar da AIBA.

Virgets alegou que a dissidência foi liderada pela Federação de Boxe do Cazaquistão, nação do candidato que perdeu a eleição para Rakhimov, do Uzbequistão, na eleição presidencial de novembro. Várias nações da Europa Ocidental estão entre os críticos mais fortes de Rakhimov, mas até agora nenhuma federação nacional - incluindo o Cazaquistão - apoiou abertamente uma divisão.

“Se não a AIBA, então quem?”, Disse Virgets. Qualquer líder alternativo, argumentou ele, careceria de credibilidade e lutaria para conseguir financiamento e testes de doping para os atletas.

Foto:AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar