Últimas Notícias

Apesar dos escândalos de doping, Rússia quer sediar os Jogos Europeus em 2023

A Rússia quer sediar os Jogos Europeus de 2023 em Kazan, apesar de um cenário de anos de escândalos de doping.

O presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Stanislav Pozdnyakov, está trabalhando com autoridades regionais na candidatura de Kazan e disse que a cidade tem "uma infra-estrutura esportiva única no nível russo e internacional".

Kazan sediou os Jogos Universitários em 2013, o campeonato mundial de natação dois anos depois e os jogos de futebol da Copa do Mundo no ano passado. O investigador da Agência Mundial Anti-Doping, Richard McLaren, disse mais tarde que os Jogos Universitários foram usados como um "teste experimental" para o vasto encobrimento da dopagem quando a Rússia sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi.

McLaren acusou a nação anfitriã de liderar o quadro de medalhas dos Jogos Universitários em parte por causa de "uma defesa para os atletas russos" - ordens de encobrimento do Ministério do Esporte que levaram oito medalhistas de ouro russos a terem teste de doping falhos.

A WADA suspendeu uma suspensão na agência anti-doping da Rússia em setembro, sob condição de que as autoridades entregassem dados e amostras do laboratório de Moscou no centro do acobertamento. A Rússia entregou os dados este mês depois de perder um prazo mais cedo, e tem até 30 de junho para fornecer as amostras para a reanálise. Se quebrar essas condições, a WADA pode tentar impedir que a Rússia realize grandes eventos esportivos internacionais.

Se Kazan conseguir o evento, serão os terceiros jogos europeus num país pós-soviético após o evento inaugural no Azerbaijão em 2015 e a edição deste ano na Bielorrússia. Os jogos de 2019 foram feitos originalmente para serem realizados na Holanda, mas os anfitriões desistiram em 2015, dizendo que o evento custou muito caro.

Os Comitês Olímpicos da Europa, que administram os Jogos Europeus, disseram neste mês que a cidade polonesa de Katowice manifestou interesse no evento de 2023.

Foto:AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar