Últimas Notícias

Junghwan kim, coreano campeão mundial e medalhista olímpico, se aposenta da Esgrima

O esgrimista coreano de sabre, Junghwan Kim, atual campeão mundial e medalhista de bronze olímpico (Rio 2016), anunciou sua aposentadoria da competição de esgrima. Ele compartilhou algumas reflexões pessoais com a Federação Internacional de Esgrima (FIE), acerca de sua incrível carreira:

FIE: Você é o Campeão Mundial, além de ter uma medalha de bronze olímpica, sem falar nas medalhas de ouro em quatro eventos de Grand Prix, três Copas do Mundo e dois Campeonatos Asiáticos. Quais os principais fatores que levaram as suas incríveis realizações na esgrima mundial?

Kim: Meu pai faleceu inesperadamente de um ataque cardíaco em 2009. Ele sempre se orgulhou da minha esgrima e nunca hesitou em me apoiar. Foi uma época muito difícil para mim e perdi o propósito no esporte e o desejo de continuar. Sempre pensava em como meu pai poderia ter reagido se ele me visse nos Jogos Olímpicos ganhando minha medalha. No entanto, agora eu acho que ele está comigo e me observando de algum lugar e vibrando com minhas conquistas.

FIE: Que decisões ou realizações levaram à sua aposentadoria da esgrima?

Kim: Eu tenho 36 anos. Para um atleta, não é tão jovem. Eu fui um membro da equipe nacional por 13 anos. A esgrima me permitiu experimentar momentos mágicos e me proporcionou extrema felicidade. Comecei a pensar em aposentadoria após os Jogos Olímpicos Rio 2016 e decidi me aposentar depois dos Jogos Asiáticos em 2018. Senti uma onda de arrependimento e tive uma segunda opinião após a conclusão de um sucesso nos Jogos Asiáticos. No entanto, acredito que também é importante ceder minha posição à próxima geração de nossos jovens esgrimistas. Senti que era o momento certo para fazer essa transição.

FIE: Como você se sente sobre suas conquistas na esgrima?

Kim: Muitas vezes penso: "O que eu estaria fazendo se não fosse escrimista?" Eu recebi muito amor e glória devido ao esporte. Não me arrependo de nada. Tentei me apresentar em torneios com o melhor de minha habilidade a cada segundo. Eles me proporcionaram momentos incrivelmente felizes.

FIE: O que você planeja fazer agora?

Kim: Eu tenho muito mais tempo agora do que como membro da equipe nacional, então planejo fazer algumas viagens que não consegui fazer no passado. Estarei terminando meu doutorado em breve e, em seguida, meu objetivo é me tornar um bom treinador.

FIE: O que você gostaria de dizer aos seus muitos fãs de esgrima ao redor do mundo?

Kim: Eu sinceramente agradeço pelo seu apoio e incentivo. Nunca vou esquecer o apoio que todos me deram. Desejo a todos plena felicidade e espero vê-los no futuro.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar