Últimas Notícias

Grand Prix de Patinação Artística 2018/2019 - Final: Dia 3

O último dia de competições do Grand Prix de Patinação Artística levantou a platéia que compareceu no Doug Mitchell Thunderbird Sports Centre, em Vancouver, Canadá. A Dança no Gelo teve a vitória de Hubbell e Donohue num dia com grandes performances. No feminino, Rika Kihira venceu o duelo com Alina Zagitova e nos pares, ouro para Vanessa James e Morgan Cipres (foto) após uma atuação ousada e impecável.


Feminino:

Com uma performance de elementos extremamente complexos, performance coreográfica destacada e bom trabalho de transições, a japonesa Rika Kihira conquistou a medalha de ouro, com a pontuação de 150.61 no dia e 233.12 na somatória final. Kihira, que já vinha da conquista do recorde mundial no programa curto, teve uma erro grande na saída do seu primeiro salto, um triplo axel que acabou sendo rebaixado. Mas a japonesa se manteve firme em todo o resto do programa que incluiu uma combinação de outro triplo axel e duplo toeloop, executada sem falhas, mais combinações com salto triplo lutz que atingiram altos graus de execução.

Alina Zagitova, da Rússia ficou em segundo lugar, com um programa com uma quantidade muito grande de elementos de transição, mas sem um valor muito alto nos elementos de pontuação isolada e um erro que reduziu um salto toeloop de triplo para uma volta só. Zagitova ficou com 148.60 pontos no dia e mais 226.53 na somatória final, um resultado que a russa avaliou de modo racional: "Não estou muito feliz sobre minha performance, porque meu objetivo é patinar sem erros. Também senti que eu estava tensa. Mas estou feliz que pude fazer o resto do programa limpo."

A medalha de bronze ficou com a russa Elizaveta Tuktamysheva, que também teve uma falha menor na saída de um salto triplo axel mas conquistou a segunda nota técnica mais alta do dia.

CLASSIFICAÇÃO - FEMININO - PROGRAMA LIVRE:

1. Rika Kihira (JPN) 150.61 pontos
2. Alina Zagitova (RUS) 148.60 pontos
3. Elizaveta Tuktamysheva (RUS) 144.67 pontos
4. Kaori Sakamoto (JPN) 141.45 pontos
5. Sofia Samodurova (RUS) 136.09 pontos
6. Satoko Miyahara(JPN) 133.79 pontos

CLASSIFICAÇÃO FINAL - FEMININO - FINAL DO GRAND PRIX:

OURO - Rika Kihira (JPN) 233.12 pontos
PRATA - Alina Zagitova (RUS) 226.53 pontos
BRONZE - Elizaveta Tuktamysheva (RUS) 215.32 pontos

4. Kaori Sakamoto (JPN) 211.68 pontos
5. Sofia Samodurova (RUS) 204.33 pontos
6. Satoko Miyahara (JPN) 201.31 pontos


Dança no Gelo:

Uma campanha perfeita: Madison Hubbell e Zachary Donohue, dos EUA venceram o ouro após liderarem todos os segmentos de competição que disputaram desde o início da fase classificatória do Grand Prix. Em mais uma atuação perfeita, a dupla conseguiu a sua melhor pontuação da temporada, 124.82 pontos e uma somatória de 205.35. 

Para conquistar a vitória, a dupla preferiu dar ênfase na parte artística em performances extremamente passionais e reativas, ainda que isso significasse correr riscos na parte técnica, como explicou Hubbell: "Eu tinha como objetivo por 100% na nossa apresentação e não ter medo de perder alguns níveis técnicos, foi isso que fizemos em ambos os programas. E perdemos alguns níveis técnicos, mas a performance nos levou a nosso primeiro título. EStamos profindamente gratos um ao outro por assumir esse compromisso."

A medalha de prata ficou com a dupla da Rússia Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov, que fez uma grande apresentação, com levantamentos inovadores e giros em nível 4. A dupla russa conseguiu uma pontuação apenas 0,78 ponto abaixo dos líderes, a melhor de sua temporada, e subiu do terceiro lugar na dança rítmica para o segundo na somatória final. Kastapalov se mostrou vibrante após a apresentação e o ótimo resultado: "Você não faz ideia do quanto é incrível quando você se prepara o dia inteiro, indo para isso e se apresentando em frente da platéia por esses quatro minutos e nos últimos dez segundos ir sentindo aquele impacto emocional da performance. É incrível quando você tem uma apresentação limpa e você apenas tenta dar tudo o que você tem para chegar no fim e esperar pelo placar."

O bronze ficou com os italianos Charlene Guignard e Marco Fabbri, com uma performance animada que valeu 120.31 pontos no dia, e uma somatória de 198.65 pontos.

CLASSIFICAÇÃO - DANÇA NO GELO - DANÇA LIVRE:

1. Madison Hubbell/Zachary Donohue (EUA) 124.82 pontos
2. Victoria Sinitsina/Nikita Katsalapov (RUS) 124.04 pontos
3. Charlene Guignard/Marco Fabbri (ITA) 120.35 pontos
4. Alexandra Stepanova/Ivan Bukin (RUS) 119.52 pontos
5. Kaitlin Hawayek/Jean-Luc Baker (EUA) 112.71 pontos
6. Tiffani Zagorski/Jonathan Guerreiro (RUS) 111.39 pontos

CLASSIFICAÇÃO FINAL - DANÇA NO GELO - FINAL DO GRAND PRIX:

OURO - Madison Hubbell/Zachary Donohue (USA) 205.35 pontos
PRATA - Victoria Sinitsina/Nikita Katsalapov (RUS) 201.37 pontos
BRONZE - Charlene Guignard/Marco Fabbri (ITA) 198.65 pontos

4. Alexandra Stepanova/Ivan Bukin (RUS) 196.72 pontos
5. Tiffani Zagorski/Jonathan Guerreiro (RUS)184.37 pontos
6. Kaitlin Hawayek/Jean-Luc Baker (EUA) 184.04 pontos

Pares:

Uma das vitórias mais comemoradas do dia: o par da França, Vanessa James e Morgan Cipres, que vinha em quarto após um programa curto com algumas falhas veio para o gelo determinado a não errar. Fez mais do que isso: numa performance espetacular, com sincronia perfeita em grandes encadeamentos de piruetas e saltos, além de levantamentos ousados e desafiadores, marcou o melhor resultado da temporada com 148.37 pontos e somou 219.88 pontos, em uma conquista de medalha de ouro aplaudida de pé pela platéia.

Vanessa James, que nasceu no Canadá, se mostrou emocionada após a apresentação: "Eu não poderia estar mais feliz do que estou hoje. Sinto que ultimamente estamos sempre dando a volta por cima. E é bom. A pontuação poderia ser incrível e a experiência poderia ser incrível, mas nós realmente precisamos trabalhar no programa curto. Estou muito orgulhosa que após aquele grande desapontamento ontem nós pudemos voltar fortes."

A medalha de prata ficou com o par da China Cheng Peng e Yang Jin, com uma performance segura mas de elementos mais simples. Os chineses conseguiram sua melhor marca de programa livre da temporada, com 141.21 pontos e totalizaram 216.90 pontos no final. Peng se mostrou feliz com o resultado, após dias de muita tensão antes da final do Grand Prix: "Uma semana atrás eu torci meu pé direito e nós não podíamos treinar regularmente. Então eu estava preocupada com nossa performance geral."

Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov, da Rússia, completaram o pódio, com 140.16 pontos no programa livre e uma somatória final de 214.20 pontos.

CLASSIFICAÇÃO - PARES -PROGRAMA LIVRE:

1. Vanessa James/Morgan Cipres (FRA) 148.37 pontos
2. Cheng Peng/Yang Jin (CHN) 141.21 pontos
3. Evgenia Tarasova/Vladimir Morozov (RUS) 140.16 pontos
4. Natalia Zabiiako/Alexander Enbert (RUS) 125.89 pontos
5. Daria Pavliuchenko/Denis Khodykin (RUS) 125.57 pontos
6. Nicole Della Monica/Matteo Guarise (ITA) 117.86 pontos

CLASSIFICAÇÃO FINAL - PARES - FINAL DO GRAND PRIX:

OURO - Vanessa James/Morgan Cipres (FRA) 219.88 pontos
PRATA - Cheng Peng/Yang Jin (CHN) 216.90 pontos
BRONZE - Evgenia Tarasova/Vladimir Morozov (RUS) 214.20 pontos

4. Natalia Zabiiako/Alexander Enbert (RUS) 201.07 pontos
5. Nicole Della Monica/Matteo Guarise(ITA) 187.63 pontos
6. Daria Pavliuchenko/Denis Khodykin (RUS) 186.81 pontos


Foto: ISU

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar