Últimas Notícias

Dois medalhistas olímpicos estão entre os suspensos após re-testes do levantamento de peso de Londres 2012

Cinco levantadores de peso, incluindo os medalhistas olímpicos Oleksiy Torokhtiy, da Ucrânia, e Ruslan Nurudinov, do Uzbequistão, foram suspensos provisoriamente após os testes de suas amostras de Londres 2012 terem apontado o uso de doping.

Uma declaração da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) revelou que a reanálise realizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) descobriu descobertas analíticas adversas de Melanie Daluzyan, da Bielorrússia, Mikalai Novikau, da Bielorrússia, Valentin Hristov, do Azerbaijão, Torokhity e Nurudinov.

Torkhtiy conquistou a medalha de ouro em Londres 2012 na divisão masculina de 105 quilos e agora pode ficar sem o título, enquanto Hristov conquistou o bronze na categoria até 56kg.

Nurudinov ficou em quarto lugar com 105kg em Londres 2012, mas depois venceu o Campeonato Mundial em Wrocław na Polônia no ano seguinte, a medalha de ouro olímpica no Rio 2016 e os Jogos Asiáticos deste ano em Jacarta.

Novikau ficou em sétimo lugar na divisão masculina de 85 kg em Londres 2012, enquanto Daluzyan terminou em último lugar na classe feminina de 69 kg.

Todos os atletas supostamente testaram positivo para testosterona com Daluzyan e Novikau, também com estanozolol.

Em sua declaração, a IWF acrescentou que cabe ao COI "decidir sobre quaisquer consequências" relacionadas a Londres 2012, mas, além disso, "a responsabilidade de conduzir a gestão de resultados" será entregue à IWF.

Se Torokhtiy perder sua medalha de ouro, o medalhista de prata do Irã, Navab Nassirshalal, está na fila para ser promovido a campeão olímpico.

Bartłomiej Bonk, da Polônia, pode subir de prata para o bronze, enquanto o quinto colocado uzbeque Ivan Efremov pode levar o bronze caso o compatriota Nurudinov, quarto colocado, também seja desqualificado.

As falhas são as últimas de uma longa linha anunciada pelo COI, que vem testando novamente amostras usando tecnologia mais atualizada.

Houve agora um total de 116 testes positivos em Londres 2012, incluindo 24 no levantamento de peso, tornando-se a Olimpíada "mais suja" da história.

O total final de positivos em Beijing 2008 após a conclusão dos testes foi de 86, que incluiu 26 no levantamento de peso.

O lugar do halterofilismo no programa olímpico em Paris 2024 continua ameaçado pelo COI que reprime o problema das drogas no esporte.

Quatro requisitos foram delineados pelo COI em dezembro de 2017 para que o esporte permanecesse no programa.

O elogio pelo esporte incluiu o processo de qualificação de Tóquio 2020, que exige que os atletas compitam e sejam testados com mais regularidade.

A "decisão de Tbilisi", que viu nove nações serem banidas por um ano depois de três ou mais pontos positivos nos Jogos Olímpicos de Beijing 2008 e Londres 2012, também foi bem-vinda.

Armênia, Azerbaijão, Belarus, China, Cazaquistão, Moldávia, Rússia, Turquia e Ucrânia foram as nove nações suspensas.

Um acordo de parceria entre a IWF e a International Testing Agency, que fará com que este último assuma a responsabilidade por áreas-chave do programa antidoping mundial, também recebeu elogios.

No entanto, houve "confusão" no Campeonato Mundial da IWF em Ashgabat, este ano, depois que levantadores de peso inelegíveis do país de origem Turcomenistão puderam participar de uma exibição.
Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar