Últimas Notícias

Chefe executivo da ASADA pede investigação independente sobre 'bullying' da WADA contra ex-membro da agência

O diretor-executivo da Autoridade Australiana de Antidoping de Esportes (ASADA), David Sharpe, pediu à Agência Mundial Antidoping (WADA) que tenha as denúncias de bullying de seu próprio executivo, independentemente investigadas.

Os telefonemas de Sharpe vêm na esteira das alegações feitas pela presidente do Comitê de Atleta da WADA, Beckie Scott, de que ela foi "intimidada" por oficiais do Movimento Olímpico na reunião em que a Agência Antidopagem Russa (RUSADA) foi restabelecida.

Scott disse à BBC Sport que ela foi "desrespeitada" pelos membros do Comitê Executivo da WADA nas Ilhas Seychelles.

O canadense demitiu-se do Comitê de Revisão de Conformidade (CRC), supervisionando o potencial retorno da RUSADA quando recomendou que o país atingido pelo escândalo não fosse reintegrado.
Esta decisão foi carimbada por membros do Comitê Executivo da WADA que votaram 9 a favor da restituição em 20 de setembro.

Sharpe disse em um comunicado que "a intimidação não tem lugar na sociedade e é repugnante pensar que uma figura respeitada, como Ms Scott, tenha enfrentado tal comportamento alegado por altos funcionários da WADA".

O chefe da Agência de Anti-Doping dos Estados Unidos (USADA), Travis Tygart, também apoiou Scott, alegando que seus comentários apresentam uma "reflexão condenatória e precisa do frágil estado do sistema antidoping global liderado pela WADA".

A RUSADA não estava em conformidade com a WADA desde 2015, quando surgiram as denúncias de doping patrocinado pelo Estado no país, mas as autoridades esportivas do Movimento Olímpico pressionaram para que isso fosse revertido.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar