Últimas Notícias

Brasil fatura duas medalhas de bronze no primeiro dia do Mundial Júnior de Judô

O judô brasileiro subiu ao pódio duas vezes na quarta-feira, 17, no Campeonato Mundial Júnior, disputado em Nassau, Bahamas. O ligerio Renan Torres (60kg/SESI-SP/FPJudo) e a superligeiro Amanda Arraes (44kg/NAEC/FEJUR) conquistaram medalhas de bronze para o país no primeiro dia de disputas. 

Renan derrotou o cazaque Bauyrzhan Narbayev com um waza-ari no golden score e Amanda superou Melanie Frigoul, da França, pela mesma pontuação. A seleção ainda teve um sétimo lugar com Laura Ferreira (48kg/ECP/FPJudô). Emerson Silva (55kg/AJQ/FPIJ) também lutou nesta quarta, mas parou na primeira rodada diante do mongol Bukhchuluun Davaanyam.

Renan não teve caminho fácil nas preliminares, onde precisou derrotar Sumiyabazar Enkhtaivan, da Mongólia, e o georgiano Temur Nozadze, nas oitavas-de-final, ambos nas punições e no golden score. Nas quartas, o brasileiro dominou o turco Samet Kumtas, encaixou uma imobilização e fez o adversário bater para desistir da luta.

Na semifinal, ele enfrentou o japonês Seishiro Konishi e acabou sendo imobilizado por 20 segundos (ippon), dando adeus à briga pelo ouro.

A recuperação veio na disputa pelo bronze, onde o brasileiro ficou em desvantagem nas punições com dois shidos contra. Ele buscou mais ataques, conseguiu empatar nas punições e, por fim, projetou Narbayev para marcar o waza-ari no golden score e se garantir no pódio do Mundial Júnior. 
Amanda, por outro lado, caiu nas quartas-de-final e teve que lutar a repescagem para se manter viva na disputa por uma medalha. Ela estreou com vitória por um waza-ari sobre Ramila Aliyeva, do Azerbaijão, mas sofreu ippon da belga Lois Petit, medalhista de bronze no Mundial Júnior do ano passado.

Na repescagem, Amanda não deu chances à turca Gamze Sayma, marcando um waza-ari e ainda finalizando o combate com o ippon para se garantir na briga pelo bronze. Na luta pela medalha, venceu a francesa Melanie Frigoul e ficou com o bronze.

A representante do Brasil no peso Ligeiro, Laura Ferreira, também chegou à repescagem de sua categoria, mas não avançou à disputa pelo bronze. Laura venceu Catalina Schiopu, da Romênia, e Blandine Pont, da França, nas oitavas.

Nas quartas-de-final, porém, a brasileira foi punida três vezes, contra duas da espanhola Laura Martinez Abelenda e foi para a repescagem.

Nessa fase, Laura enfrentou a sérvia Andrea Stojadinov sofreu um waza-ari e não conseguiu desfazer a desvantagem. A brasileira chegou a ter um waza-ari pontuado pela arbitragem, mas a comissão de vídeo retirou a pontuação.

DESTAQUES DO PRIMEIRO DIA DO MUNDIAL

Na categoria masculina -55kg, dois jovens do Azerbaijão fizeram a final. Rovshav Aliyev enfrentou Balabay Aghayev e venceu. Nas disputas pelas medalhas de bronze, Hayate Honda (JAP) venceu Moisés Rosado (MEX), enquanto Imman Ibragimov (RUS) derrotou Kubanychbek Aibek Uulu do Quirguistão.

Na categoria -60kg, ainda no masculino, nova final entre atletas do mesmo país. Dessa vez, o Japão dominou o tatame e ficou com ouro e prata. Genki Koga assegurou a medalha dourada e Seishiro Konishi teve que se contentar com a prata. Nas disputas pelo bronze, além do brasileiro Renan Torres, o georgiano Jaba Papinashvili garantiu o terceiro lugar para o seu país, derrotando Yhonice Goueffon (FRA).

No feminino -44kg, também deu Japão no alto do pódio. Chihiro Todokoro não deu chances para a tunisiana Oumaima Bedioui. Nas lutas pelo bronze, além Amanda Arraes, Lois Petit (BEL) garantiu sua medalha ao derrotar Shafag Hamidova (AZE).

Na categoria -48kg, talvez a maior expectativa. A atual campeã mundial Sênior em Baku/2018, Daria Bilodid, pôs-se à prova, mas ninguém foi páreo ao seu talento. Agora, a menina ucraniana de 18 anos, verdadeiro fenômeno, é também campeã da categoria Júnior. A medalha de prata ficou com a japonesa Sana Yoshida, irmã mais nova da campeã mundial em Baku/2018, Tsukasa Yoshida (-57kg). As medalhas de bronze ficaram com Laura Martinez (ESP) e Andrea Stojadinov (SRB), que derrotaram, respectivamente, Galiya Tynbayeva (KAZ) e Mireia Lapuerta (ESP).

Assim, depois do primeiro dia, o Japão já disponta na liderança com 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze.  

As disputas continuam nesta quinta-feira, 18, com mais brasileiros no tatame. Serão disputadas as categorias -52 kg e - 57kg no feminino e -66kg e -73kg no masculino.

Fotos: IJF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar