Últimas Notícias

Tochas olímpicas de inverno - Vancouver 2010

Criada pela empresa Bombardier, e feita de aço, alumínio e plástico A forma da tocha foi inspirada pelas linhas e curvas fluidas produzidas por esquis na neve ou patins no gelo. Havia também os contornos da paisagem canadense e as curvas da rota de retransmissão. Seu tamanho imponente refletiu a vastidão do território do Canadá. Um corte na forma de uma folha de bordo, o símbolo do Canadá, serviu como entrada de ar para a chama.

A chama olímpica foi acesa em 22 de outubro de 2009 e da Grécia, ela foi  levada para Victoria (capital da Colúmbia Britânica). Em 30 de outubro de 2009, a chama aterrissou em Victoria no Canadá. Dois medalhistas olímpicos, Catriona le May Doan e Simon Whitfield, encaminharam a primeira etapa do revezamento. . O revezamento passou por todas as províncias e territórios canadenses, e incluindo Montreal e Calgary, cidades anfitriãs dos Jogos em 1976 e 1988.

Em 8 de novembro, a chama chegou ao ar em Alert no território de Nunavut, o lugar mais ao norte do planeta que é habitado,  a 817 km do Pólo Norte. Em 9 de fevereiro de 2010, para honrar a amizade entre os dois países, a chama entrou brevemente nos Estados Unidos no cruzamento da fronteira do Arco da Paz entre o estado de Washington (Estados Unidos) e a Colúmbia Britânica (Canadá).

Em 12 de fevereiro, na cerimônia de abertura, embora um problema técnico impedisse um dos quatro braços do caldeirão de se levantar, o caldeirão ainda foi aceso com sucesso pelos portadores de tocha de pé pelos outros braços: Nancy Greene Raine, Wayne Gretzky e Steve Nash . No entanto, Catriona Le May Doan teve sua chance quando ela sozinha voltou ao caldeirão durante a cerimônia de fechamento através do quarto braço, que estava trabalhando então.

Foram utilizadas duas piras idênticos, um no BC Place Stadium para cerimônias de abertura e encerramento e outra no Jack Poole Plaza em Coal Harbour. A primeira chama foi extinta no final da Cerimônia de Abertura, enquanto a segunda, acesa pouco depois por Wayne Gretzky, permaneceu acesa ao longo dos Jogos. No final dos Jogos, durante a Cerimônia de Encerramento, os dois caldeirões foram extintos simultaneamente.


foto: COI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar