Últimas Notícias

Guia PyeongChang 2018 - Esqui Estilo Livre

O Esqui Livre é uma variação radical do Esqui Alpino. O esporte que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, numa fase em que vários esportes do estilo radical apareciam para o mundo, como o surfe e o skate. A primeira aparição olímpica do Esqui Livre foi na Olimpíada de 1992, em Albertville, com os moguls e os aerials, e posteriormente, halfpipe, ski cross e slopestyle foram incluídos no programa olímpico.


Como será em PyeongChang: No moguls, além do atleta precisar fazer um tempo rápido de descida, juízes avaliam como foi feita a descida, se de forma limpa ou não, e também, exige-se pequenos saltos acrobáticos para dar peso à nota.

O aerials é uma prova na qual os atletas tem direito a saltar duas vezes em uma rampa de 20 metros de altura, e o melhor salto e manobras na visão dos juízes, vence.

O slopestyle e o ski cross são variações das provas do snowboard, a diferença é o equipamento: esquis ao invés de pranchas. O slopestyle, vence quem descer uma pista cheia de obstáculos, desníveis e rampas em menor tempo, descendo um de cada vez; enquanto o ski cross é uma de corrida com obstáculos entre vários competidores ao mesmo tempo, quem chegar primeiro, vence.

E o Halfpipe é uma descida feita em uma espécie de 'meio-tubo', em que o atleta precisa realizar bons saltos e manobras para conseguir a melhor pontuação. Essa modalidade estreou em Sochi, na tentativa do COI de atrair mais jovens nos Jogos olímpicos de inverno.

Ficha Técnica
Local: Bokwang Phoenix Park
Data: 9 a 23 de fevereiro
Atletas: 282 de 28 países
Eventos: 10 (5 masculinos e 5 femininos)


Masculino

Moguls
Favorito ao Ouro:   Mikael Kingsbury 
Candidatos a medalha:  Ikuma Horishima |  Anthony Benna |  Dmitry Reiherd |  Matt Graham |  Bejamin Cavet

Kingsbury é o nome a ser batido no moguls

Mikael Kingsbury dominou o ciclo nas etapas de copa do mundo e é o grande favorito ao título olímpico. Ikuma Horishima não teve um ciclo inspirado mas é o atual campeão do mundo e pode ir bem nas olimpíadas, Dmitry Reiherd vive uma boa fase nas etapas de copa do mundo sendo o atual vice-líder da temporada, e Benjamin Cavet é o atual vice-campeão do mundo e apesar de não viver boa fase pode voltar a melhor forma na olimpíada e disputar uma vaga no pódio. Anthony Benna e Matt Graham correm por fora na luta por medalhas

Aéreo
Favorito ao Ouro:  Qi Guanpu
Candidatos a medalha:  Anton Kushnir |  Jia Zongyang |  Jordan Lillis

O ciclo foi equilibrado mas Qi Guanpu foi quem teve uma maior regularidade e é o favorito ao ouro olímpico. Anton Kushnir e Jia Zongyang tiveram menos regularidade que Qi mas podem surpreender e Jordan Lillis não teve um ciclo inspirado mas é o atual campeão do mundo e poderá brigar pelo ouro.


Halfpipe
Favorito ao Ouro:  Kevin Rolland
Candidatos a medalha:  Torin Yater-Wallace |  Aaron Blunck |  Mike Riddle |  Alex Ferreira


Kevin Rolland venceu as duas últimas temporadas da copa do mundo e foi o atleta mais regular durante o ciclo, por isso é o favorito ao ouro olímpico. Aaron Blunck é o atual campeão mundial e dos X-Games, isso o credencia para ser a maior ameaça ao ouro do francês, Alex Ferreira é o atual líder da copa do mundo e parece estar crescendo na hora ,certa, Yater-Wallace e Mike Riddle correrão por fora na briga pela medalha.


Slopestyle
Favoritos ao Ouro:  Oystein Braten |  McRae Williams
Candidatos a Medalha:   Gus Kenworthy |  James Woods

Onstein Braten e McRae Williams prometem uma disputa interessante na briga pelo ouro olímpico, o norueguês é o atual campeão dos X-Games e líder da temporada, o norte-americano venceu a copa do mundo temporada passada e é o atual campeão do mundo. Gus Kenworthy, que é o atual vice-campeão do mundo e James Woods que foi o terceiro no mundial provavelmente irão travar uma disputa pela medalha de bronze.


Cross
Favoritos ao Ouro:  Jéan Frédéric-Chapuis |  Marc Bischofberger
Candidatos a Medalha:  Victor Öhling Nordberg |  Filip Flisar |  Alex Fiva |  Brady Leman


O francês Jéan Frédéric-Chapuis não venceu nenhum mundial durante o ciclo mas reinou na copa do mundo e é o grande nome do esqui cross na atualidade. O suíço Marc Bischofberger é o atual líder da temporada e parece ser a grande ameaça ao ouro do francês. Victor Öhling Nordberger é o atual campeão do mundo mas não é um dos favoritos ao ouro olímpico pois não teve um ciclo tão inspirado. Filip Flisar, Alex Fiva e Brady Leman mantiveram um desempenho uniforme entre 2015 e 2017 e provavelmente vão brigar entre si pelo bronze.



Feminino


Moguls
Favoritas ao Ouro:  Britteny Cox |  Justine Dufour-Lapointe
Candidatas a Medalha:  Perrine Laffont |  Jaelin Kauf |  Yuliya Galysheva

Atual campeã olímpica, a canadense Justine Dufour-Lapointe vai em busca do bi em PyeongChang mas a australiana Britteny Cox que fez um ótimo ciclo olímpico será a maior adversária da canadense na busca pelo bi. Perrine Lafont e Jaelin Kauf que é a atual líder da temporada na copa do mundo correm por fora na briga pelo ouro. a cazaque Yuliya Galysheva vive boa fase na atual temporada e chegará com moral nas Olimpíadas.


Aéreo
Favoritas ao Ouro:  Danielle Scott |  Xu Mengtao
Candidatas a Medalha:  Hanna Huskova |  Ashley Caldwell |  Lydia Lassila

Mais regulares durante o ciclo, Danielle Scott e Xu Mengtao provavelmente irão travar a briga pelo ouro na esqui aéreo. Ashley Caldwell é a atual campeã do mundo mas não é favorita ao ouro, Hanna Huskova ganhou a primeira etapa da atual temporada e pode brigar na olimpíada, assim como Lydia Lassila, teve um bom retorno na última temporada e vai brigar para conseguir sua terceira medalha olímpica.


Halfpipe
Favorita ao Ouro:   Marie Martinod
Candidatas a Medalha:  Cassie Sharpe |  Ayana Onozuka |  Devin Logan |  Kelly Sildaru |  Zhang Kexin

Medalha de prata em Sochi 2014, Maria Martinod dominou a última temporada da copa do mundo e é a grande favorita ao ouro olímpico. Cassie Sharpe foi a única atleta a derrotar Martinod na última temporada da copa do mundo e pode ameaçar o ouro da francesa. Ayana Onozuka é a atual campeã mundial e Zhang Kexin a atual líder da temporada da copa do mundo e ambas vão brigar por medalha. Devin Logan e Kelly Sildaru são franco atiradoras, principalmente a estoniana por vir de lesão e pelo fato do halfpipe não ser sua especialidade.

Sidaru é sensação no Slopstyle e favorita ao ouro. 
Slopestyle
Favorita ao Ouro:  Kelly Sildaru
Candidatas a Medalha:  Jennie-Lee Burmansson |  Emma Dahlstrom |  Tess Ledeux |  Katie Summerhayes

Grande sensação do esqui estilo livre na atualidade, a estoniana Kelly Sildaru é a atual bi-campeã dos X-Games no esqui slopestyle e embora vá para PyeongChang pós lesão é a grande favorita ao ouro olímpico, atual líder da temporada na copa do mundo Jennie-Lee Burmansson poderá ser a grande ameaça ao reinado de Kelly Sildaru. Tess Ledeux, de apenas 16 anos, é a atual campeã mundial e Emma Dahlstrom foi a campeã da temporada da copa do mundo e as duas provavelmente irão brigar pelo bronze, a britânica Katie Summerhayes corre por fora.



Cross
Favoritas ao Ouro:  Marielle Thompson |  Sandra Naslund
Candidatas a Medalha:  Fanny Smith |  Heidi Zacher |  Ophélie David

Marielle Thompson é a atual campeã da copa do mundo e também olímpica, Sandra Naslund liderá a atual temporada da copa do mundo e foi campeã mundial ano passado, ambas são as favoritas ao ouro por terem sido as mais regulares durante o ciclo e por viverem melhor fase. Fanny Smith é a atual vice-campeã do mundo e tem uma vitória na atual temporada vai correr por fora na luta pelo ouro. Heidi Zacher tem bons resultados na atual temporada e vem crescendo na hora certa, a experiente Ophélie David que tem quatro títulos de X-Games no currículo dessa vez correrá por fora na briga por medalha.


Curiosidades:

- EUA e Canadá com 8 ouros cada são os países que lideram o quadro de medalhas da modalidade.
- A modalidade deu ao Uzbequistão a única medalha da nação em jogos de inverno com Lina Cheryazova em Lillehammer 1994.
- O canadense Alex Bilodeau é o único bi-campeão olímpico da modalidade e é também o atual bi-campeão olímpico no esqui moguls, se aposentou em 2014 após os jogos de Sochi.
- A norueguesa Kari Traa é a única atleta a ganhar 3 medalhas, uma de cada cor.

foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar