Últimas Notícias

Era Uma Vez... os XII Jogos Olímpicos de Inverno: Innsbruck 1976

Innsbruck 1976

Período - 4 a 15/02/1976
Nações - 37
Atletas - 1123
Esportes -10
Eventos - 37



Originalmente, os Jogos Olímpicos de 1976 teriam lugar em Denver, nos Estados Unidos, decidido por eleição em 1970. Entretanto, o aumento de custos acabou gerando receio nos organizadores, e assim, a cidade norte-americana desistiu de sediar os Jogos. O Comitê Olímpico Internacional então, ofereceu a oportunidade para Whistler (CAN), que também recusou pela proximidade de eleições no estado da Columbia Britânica.

Em 1973, surgiu a possibilidade de Salt Lake City receber os Jogos. O medo de novos problemas acabaram descartando essa cidade, e em fevereiro daquele ano, o COI decidiu por uma escolha segura: Innsbruck, que havia recebido a Olimpíada em 1964, e já possuia a estrutura para receber as competições.

No campo esportivo, mais uma vitória da União Soviética: 13 ouros, 6 pratas e 8 bronzes. A Alemanha Oriental ficou na 2ª colocação do Quadro de Medalhas, com 7 ouros, 5 pratas e 7 bronzes. E em terceiro lugar, os Estados Unidos, com 3 ouros, 3 pratas e 4 bronzes. A Áustria terminou em 7° lugar.


FATOS:

- A imagem mais memorável dos Jogos foi a do herói local Franz Klammer voando descontroladamente na pista de descida, quase sem controle, em seu caminho para a medalha de ouro.  

- Rosi Mittermaierda Alemanha Ocidentalvenceu duas das três provas de esqui alpino e quase se tornou a primeira mulher a ganhar todos as três. Mas na corrida final, Kathy Kreiner, do Canadá, a venceu por apenas 12 centésimos de segundo de diferença.

- A "dança do geloestreou como disciplina olímpica, e terminou dominada pelas duplas soviéticas. 

- Na patinação artística, o norte-americano Terry Kubicka conseguiu um back flip, a primeira vez na história em que esse movimento perigoso foi realizado com sucesso.

- Ainda na patinação, o britânico John Curry, além de faturar o ouro na prova individual, conseguiu o maior total de pontos na história da patinação artística masculina, além de uma série de saltos impressionante.

A URSS ganhou sua quarta medalha de ouro em hóquei em gelo; O Canadá pela segunda vez consecutiva não enviou uma seleção em protesto contra as seleções comunistas em que seus jogadores competiam em ligas profissionais em seus países.

- A tecnologia esportiva, sob a aparência de esquis perfurados inovadores, ternos encapuzados e capacetes simplificados, apareceu em esqui alpino, patinação de velocidade e salto de esqui, fazendo as manchetes em Innsbruck.

- Uma segunda pira para a chama olímpica foi construída para representar os Jogos de 1976. Tanto ela quanto a pira dos jogos de 1964 foram iluminados juntas.

- Bobsled e Luge competiram na mesma pista pela primeira vez.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:


 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 União Soviética União Soviética 13 6 8 27
2 Alemanha Oriental Alemanha Oriental 7 5 7 19
3 Estados Unidos Estados Unidos 3 3 4 10
4 Noruega Noruega 3 3 1 7
5 Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental 2 5 3 10
6 Finlândia Finlândia 2 4 1 7
7 Áustria Áustria 2 2 2 6
8 Suíça Suíça 1 3 1 5
9 Países Baixos Holanda 1 2 3 6
10 Itália Itália 1 2 1 4
11 Canadá Canadá 1 1 1 3
12 Grã-Bretanha Grã-Bretanha 1 1
13  Tchecoslováquia 1 1
14 Liechtenstein Liechtenstein 2 2
14 Suécia Suécia 2 2
16 França França 1 1
TOTAL 37 37 37 111

Fonte: Wikipédia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar