Últimas Notícias

Era Uma Vez... os VIII Jogos Olímpicos de Inverno: Squaw Valley 1960

Squaw Valley 1960

Período - 18/02 a 28/02/1956
Nações - 30
Atletas - 665
Esportes - 8
Eventos - 27


Depois de 32 anos, os Estados Unidos voltavam a receber uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Dessa vez, Squaw Valley foi a escolhida. Essa cidade californiana é bem diferente das suas vizinhas famosas, San Francisco e Los Angeles, lugares de climas bem quentes.

E em Squaw Valley tivemos a primeira demonstração de que as disputas políticas em meio a Guerra Fria poderiam prejudicar o espetáculo esportivo: em primeiro momento, os Estados Unidos chegaram a negar visto aos atletas dos países do bloco comunista. O COI, em resposta, ameaçou retirar a competição dos EUA. Por fim, os norte-americanos acabaram cedendo e liberaram os vistos aos atletas socialistas.

Dentro dos Jogos, a União Soviética mostrou sua força novamente, e saiu com o primeiro lugar geral no Quadro de Medalhas, com 7 ouros, 5 pratas e 9 bronzes, 21 no total.

FATOS:

- Os Jogos foram precedidos por uma polêmica, quando o Comitê Organizador se recusou a construir uma pista de bobsled porque apenas nove nações haviam manifestado a intenção de participar da modalidade, fazendo de 1960 a única vez em que o bobsled não foi incluído no programa olímpico.

- O biatlo masculino e a patinação de velocidade feminina fizeram sua estréia olímpica.

- Veikko Hakulinen já havia faturado duas medalhas de ouro nas edições anteriores, mas sua façanha olímpica memorável ainda estava por vir. Como capitão da equipe de revezamento finlandês, ele tirou 20 segundos de diferença para o norueguês Haakon Brusveen na sua volta. A 100m da linha de chegada, Hakulinen assumiu a liderança, acabou vencendo por um metro de diferença e conquistou o ouro para sua equipe.

- Quando comissários pediram a emissora de TV CBS a fita de vídeo do slalom para ver se um esquiador tinha perdido uma das bandeiras de passagem, a emissora inventou o 'replay instantâneo' hoje comum em qualquer transmissão esportiva

- O francês Jean Vuarnet tornou-se o primeiro esquiador a faturar uma medalha usando esquis de metal, ao invés dos tradicionais de madeira.

-Walt Disney foi o responsável pela cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos

- A patinação artística foi disputada em um ginásio e nunca mais foi disputado ao ar livre nos jogos de inverno.

- Graças aos íngremes declives das montanhas, a prova do esqui alpino de Squaw Valley foi considerada uma das mais difíceis da história. 

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:
 PosiçãoPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeGoldSilverBronze medals.svg
1União Soviética União Soviética75921
2 Equipe Alemã Unida4318
3Estados Unidos Estados Unidos34310
4Noruega Noruega336
5Suécia Suécia3227
6Finlândia Finlândia2338
7  Canadá2114
8Suíça Suíça22
9Áustria Áustria1236
10França França123
11Países Baixos Holanda112
11Polônia Polônia112
13  Tchecoslováquia11
14Itália Itália11
TOTAL28262781
Fonte: Wikipédia


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar