Últimas Notícias

Belga deve ser escolhido como presidente da Comissão de Coordenação para os Jogos de 2024 e 2028

Após decidir as sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028 de uma só vez, para as cidades de Paris e Los Angeles, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deverá definir o presidente da Comissão de Coordenação da entidade para a as duas edições. O nome do francês Pierre Becckers-Vieujant, surge como o favorito para assumir o cargo.

Beckers-Vieujant foi eleito membro do COI em 2012 e atua como presidente do Comitê Olímpico da Bélgica desde 2014. O executivo de 57 anos é empresário e ex-presidente da cadeia de supermercados Delhaize Group e também é presidente do Comitê de Auditoria do COI desde 2014.

A informação de que Beckers assumiria a presidência em breve da Comissão de Coordenação foi divulgada pelos jornais L'Equipe, da França, e pelo Le Soir, da Bélgica. Ele seria presidente das duas edições, tanto de Paris quanto Los Angeles, que foram escolhidas no mês de setembro durante a sessão do COI em Lima, no Peru.

De acordo com o Le Soir, Patrick Baumann, presidente da Comissão de Avaliação do COI, seria o favorito para assumir a vice-presidência tanto da edição de 2024 como a de 2028. Nenhuma das nomeações foram confirmadas ainda pelo COI ou pelas pessoas envolvidas. Outros membros também serão anunciados pelo COI para representar as Federações Internacionais, Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs), Atletas e o Movimento Paralímpico.

A Comissão de Coordenação é responsável por inspecionar as cidades hospedeiras a cada 12 meses, nos primeiros três anos de preparação, e posteriormente 2 vezes por ano até o início dos Jogos. Normalmente o presidente da comissão escolhido é algum membro de alto nível da entidade e próximo do presidente do COI.

O COI no momento conta com Gunilla Lindberg, sueca que faz parte da Diretoria Executiva do COI, como presidente de Pyeongchang 2018, enquanto George Coates, australiano e antigo vice-presidente do COI, está no comando de Tóquio 2020. Já o presidente do Comitê Olímpico Russo, e membro do COI, Alexander Zhukov, está à frente dos preparativos para Pequim 2022.


Beckers é um membro muito proeminente do COI e atualmente faz parte das Comissões de Finanças e na Comissão de Ética da entidade. O Comitê de Auditoria do COI que ele preside é responsável por propor reformas aos procedimentos de ética da entidade para a Diretoria Executiva. Em Lima ele alertou que era "urgente" que o COI recuperasse sua credibilidade após as recentes acusações de corrupção envolvendo membros da organização.

Foto: Belga


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar