Presidente da Coreia do Sul convida a Coreia do Norte para PyeongChang 2018

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, disse no sábado que espera que os atletas da Coreia do Norte disputem as Olimpíadas em PyeongChang 2018 para aliviar as tensões políticas que há entre as duas nações por conta do programa nuclear norte-coreano.

Moon expressou seu desejo em usar as Olimpíadas de PyeongChang 2018 para chegar a Coreia do Norte, já que a relação entre os dois países anda em baixa nos últimos tempos.

"Se os atletas norte-coreanos participarem das Olimpíadas de Pyeongchang, acho que contribuiria grandemente para a realização dos valores olímpicos, que são unir a humanidade e promover a paz mundial", disse Moon.

Moon recordou os momentos chaves da diplomacia que há entre as Coreias no esporte, inclusive quando enviaram equipes unificadas para o Mundial de Tênis de Mesa e de futebol juvenil em 1991 e os atletas dos dois países também marcharam juntos na cerimônia de abertura e encerramento de Sydney 2000.

A participação em Pyeongchang poderia "marcar a reconciliação entre o Sul e o Norte", disse Moon. "Sinceramente, pergunto ao COI e aos membros do COI que estão aqui conosco hoje pela sua forte consideração e cooperação".

Foto:AP

0 Comentários