Últimas Notícias

Presidente do IPC presta tributo a Bahman Golbarnezhad durante visita ao Irã

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional(IPC), Sir Philip Craven, visitou o túmulo do ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, que faleceu no penúltimo dia dos Jogos Paralímpicos ano passado no Rio de Janeiro.

O presidente do IPC está no Irã para ver o progresso do movimento paralímpico no país.

Sir Philip encontrou-se com a família de Golbarnezhad em Shiraz antes de prestar suas condolências no túmulo do atleta.

Golbarnezhad, de 48 anos, morreu após ter sofrido um acidente durante a prova da categoria C4-5 do ciclismo de estrada, no Pontal, uma pequena península e área de praia no bairro Recreio dos Bandeirantes, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Ele sofreu uma parada cardíaca no caminho para o hospital após sofrer uma lesão na cabeça pela colisão com a rocha.

Sir Philip disse que a morte de Golbarnezhad "lançou uma sombra escura" sobre os Jogos.

O NPC do Irã também organizou para Sir Philip se reunir com o ministro do país de Assuntos Esportivos e Juventude Masoud Soltanifar em Teerã.

Sir Philip participou de uma reunião do Conselho Diretor do NPC iraniano e entregou um discurso de 30 minutos a funcionários e atletas sobre o progresso do Movimento Paralímpico durante seu tempo como Presidente do IPC.

Ele também deu sua opinião sobre o progresso do Irã dentro do Movimento Paralímpico.

"Visitei este país pela primeira vez em 1995, quando eu era presidente da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas", disse Sir Philip.

"Fiquei impressionado com o que eu experimentei então e ficaram igualmente impressionado em cada uma das minhas visitas de regresso."

"Hoje, o Comitê Paralímpico Nacional da República Islâmica do Irã é uma das principais nações desportivas Paralímpica na Ásia e é um NPC que é muito respeitado em todo o mundo.

"O Irã tem agora algumas das maiores estrelas globais do esporte paraolímpico, as performances do halterofilista Siamand Rahman, da arqueira Zarah Nemati, do atirador Sareh Javanmardidodmani e do jogador de voleibol sentado Morteza Mehrzadselakjani entre outros na Rio 2016 renderam manchetes globais.

"Tal é o progresso do Irã nos últimos anos que eu não ficaria surpreso se o país entrar no top 10 da tabela de medalhas em Tóquio 2020 ou em 2024."

O presidente do IPC também abriu oficialmente o terceiro Campeonato Nacional de Atletismo Paralímpico, um evento que atrai mais de 700 atletas paralímpicos das 29 províncias do Irã.

Foto:NPC Iran



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar