Últimas Notícias

Surto História - A rivalidade Federer-Nadal

Roger Federer e Rafael Nadal voltam a uma final de Grand Slam após 5 anos e após um 2016 ruim, voltam aos holofotes com uma rivalidade que já dura quase treze anos e vai para trigésima quinta partida. Vamos relembrar os grandes duelos entre os dois, que com certeza estão no panteão dos maiores tenistas da história.

O primeiro confronto entre Nadal e Federer foi em 28 de março de 2004, no  Masters 1000 de Miami. Federer, número 1 do mundo, enfrentava um jovem nadal, de apenas 17 anos e que já era número 34 do mundo. E Nadal surpreendeu, vencendo Federer por 2 sets a 0, com um duplo 6-3. Em 2005, eles se reencontraram no mesmo torneio e Nadal já era uma realidade, e fazia a final contra Federer. O suíço devolveu a derrota, vencendo a partida por 3 sets a 2 após estar perdendo por 2 sets a 0. Em Roland Garros, mais um encontro, agora nas semifinais. Nadal venceu Federer por 3 sets a 1 e rumou para o seu primeiro título de Grand Slam.


Em 2006, cinco confrontos e todos em finais. Nadal venceu quatro - ATP 500 de Dubai,onde acabou com o recorde de Federer de vitórias seguidas (56) em quadras duras Masters 1000 de Roma e Monte Carlo e Roland Garros - e Federer venceu um -Wimbledon. Em 2007, eles repetiram a final em Roland Garros e em Monte Carlo, e o ano acabou 3 a 2 para Federer, que venceu Nadal na semifinal do  ATP finals consolidando pelo quarto ano, seu status de número 1.

Em 2008, eles jogaram novamente três finais seguidas no saibro pelo terceiro ano consecutivo - Monte Carlo, Roma e Roland Garros - E Nadal venceu as três e finalmente conquistou o primeiro lugar do ranking, quebrando a longa sequência de Federer no topo. Em Roland Garros Nadal massacrou Federer por 3 sets a 0 e com direito a pneu no último set e em Wimbledon, que também foi a terceira final consecutiva entre os dois, tivemos um dos jogos mais longos da história do torneio inglês, de quase 5 horas, Nadal venceu e quebrou a série invicta de 65 partidas de Federer na grama. Esse também, é considerado por muitos, um dos melhores confrontos entre os dois e um dos melhores jogos da história da era aberta do tênis.


Em 2009 Federer e Nadal se encontraram na final do Australian Open e Nadal teve uma longa batalha para conquistar sue primeiro Grand Slam em quadra dura. Mais outra final em 2009, no Masters de Madri, com vitória de Federer. E seria no Masters de Madri de 2010 que eles se reencontrariam novamente, agora com vitória de Nadal. No ATP World Finals de 2010, Os fizeram a decisão e Federer venceu. Em 2011, mais um reencontro em Roland Garros, o quarto em seis anos; E mai suma vitória de Nadal, nesse que acabou sendo a última final de grand slam entre os dois.

de 2012 até 2015, foram oito confrontos com seis vitórias de Nadal, contra duas de Federer. O último duelo entre os dois foi no ATP500 da Basiléia, onde Federer venceu por 2 sets a 1. Algumas curiosidades do duelo:



- Foram 34 partidas, com 23 vitórias de Nadal e 11 de Federer;
- Em 21 finais, foram 14 vitórias de Nadal e 7 de Federer;
- Em 8 finais de grand slam, 5 vitórias de Nadal e 3 de Federer; 
- Nenhum duelo aconteceu tantas vezes em finais de grand slam na era aberta do tênis - oito- e farão a nona final no Australian open de 2017;
- É o oitavo duelo mais repetido da história da era aberta;
- Nadal e Federer detém o reccorde de maior tempo nas posições 1 e 2 do rnaking da ATP. eles revezaram nas posições entre julho de 2005 até agosto de 2009;
- Em 27 de 34 partidas, o vencedor do primeiro set ganhou o jogo;
- Desde a primeira vitória de Nadal em Roland Garros 2005 até o último duelo em grand slam entre os dois também eme Roland Garros em 2011, Federer-Nadal venceram 22 dos 25 grand slams. Eles só não foram campeões o australian Open de 2008 e 2011, ganhos por Novak Djokovic e o US open de 2009, ganho por Juan Martin Del Potro.
- E entre o Roland Garros de 2005 e o US Open de 2007, Só Nadal e Federer foram vencedores 
- Federer e Nadal são os únicos a fazer três finais consecutivas de Roland Garros e Wimbledon entre 2006 e 2008;
- Federer-Nadal também ganharam o Roland Garros por dez anos consecutivos (2005-2014) e Wimbledon por sete anos (2003-2010)

Agora teremos mais um capítulo inesperado dessa rivalidade que os amantes do bom tênis torcem para que este embate  de duas lendas do esporte não seja o último.


foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar