Últimas Notícias

COB qualifica mais doze atletas na quarta turma do programa de carreira do atleta

Doze dos vinte participantes da 4ª turma do Programa de Carreira do Atleta (PCA) estiveram nesta terça-feira, dia 8, na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, para o encontro de encerramento da edição 2015-2016 do Programa. Doze atletas e ex-atletas foram atendidos na transição de carreira e outros oito estão sendo qualificados no Curso de Capacitação de Coaches Assistentes. O curso de coach assistente termina em julho de 2017 e é uma das novidades do PCA deste ano, capacitando ex-atletas olímpicos e treinadores para atender novos atletas e, futuramente, contribuir com a implantação dos Núcleos de Atletas de Alto Rendimento e de Jovens Talentosos do PCA. O PCA é uma iniciativa da área de Educação do COB, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), e já capacitou 44 atletas em quatro edições, que hoje atuam como gestores esportivos, comentaristas, empresários, etc.

Os campeões olímpicos Fofão e André Heller (vôlei) e Ricardo (vôlei de praia) participaram da quarta turma do PCA, além das medalhistas olímpicas Juliana e Shelda (vôlei de praia). Diogo Yabe (natação), Nayara Figueira (nado sincronizado), Jaqueline Mourão (ciclismo mountain bike, biatlo e cross country), Fabiano Peçanha (atletismo), Adrianinha e Guilherme Giovannoni (basquete) e Thiago Gomes (remo) completaram o grupo. Alguns continuam com a carreira de atleta, mas sete deles seguiram caminhos que vão desde comentaristas esportivos, como Fofão, até a carreira artística, como Nayara Figueira no Cirque du Soleil. 

“Foi uma experiência muito boa pelos acompanhamentos e orientações que tivemos. Quando comecei o PCA, ano passado, estava meio perdida nas decisões e o curso me ajudou a buscar internamente o que sou capaz de fazer. Ainda tomo uns puxões de orelha do nosso coach, Antonio Carlos Moreno, porque ele acha que eu tenho muitas qualidades que ainda não descobri”, brinca Fofão. “O PCA me deu uma outra visão, mostrando que há vida depois do vôlei. As descobertas que tive durante o curso foram muito boas”. A ex-levantadora da Seleção Brasileira encerrou a carreira em maio de 2015 e atualmente é comentarista esportiva do canal SporTV. Segundo a atleta, participar do PCA a encorajou a aceitar o desafio.

O diferencial dessa edição do PCA é a formação de oito coaches, entre eles os campeões olímpicos Emanuel (vôlei de praia) e Fabi Alvim (vôlei) e o medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira (atletismo). Completam a lista Elisângela Adriano (atletismo), Fabiola Molina (natação), Jacqueline Godoy (basquete), Soraya Carvalho (ginástica artística) e o treinador Rodney Saraiva, do taekwondo.

Para a gerente do IOB, Soraya Carvalho, o programa não termina com o encerramento dessa turma de transição de carreira. “Serão desafios novos, mas bem satisfatórios. O primeiro passo já foi dado, que é o de querer se transformar e seguir a carreira em outro patamar e com uma nova perspectiva. Alguns participantes já encerraram a carreira esportiva e outros estão caminhando para isso. Todos estão vendo no PCA que tem um mundo bacana pela frente”, afirma Soraya, ex-atleta de ginástica artística e que também participa do Curso de Capacitação de Coaches Assistentes.

Através do PCA, os atletas são beneficiados por meio de diferentes serviços, visando à promoção educacional e ao suporte na transição de carreira, tais como: oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais; aquisição de bolsas de estudos em diferentes áreas; e processos de Coaching, tudo em busca de um plano de desenvolvimento de carreira profissional.



Foto: Heitor Vilela/ COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar