Últimas Notícias

Primeira via expressa com BRT do Rio, Transolímpica é inaugurada

Foto: Prefeitura

Um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a mobilidade do Rio de Janeiro foi inaugurado: a Transolímpica é a via expressa que incorpora o sistema BRT e liga o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro. 

O BRT da Transolímpica é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca - em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia. A inauguração contou com a presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Carlos Nuzman.

Com 26 km de extensão, a Transolímpica entrará em operação nos Jogos Rio 2016 atendendo exclusivamente os espectadores e a força de trabalho  das instalações esportivas  por meio do BRT, e a família olímpica nas duas faixas da via expressa dedicadas aos carros (em cada sentido) em veículos credenciados. A via estará à disposição desses públicos a partir do dia 18 de julho.

Após as Olimpíadas, a via será aberta à população e fará a ligação intermodal com o BRT Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrada aos trens da SuperVia e, futuramente, à Transbrasil, em Deodoro. A estimativa é que o tempo de viagem entre Deodoro e Recreio seja reduzido em 60%, beneficiando 70 mil passageiros por dia no BRT e comportando até 55 mil veículos diariamente na via expressa.

Os cariocas puderam conhecer gratuitamente, neste sábado, a nova via expressa entre Deodoro e Recreio. Ao todo, 12 ônibus articulados fizeram a viagem entre 12h e 15h. A experiência foi repetida no domingo (10.07), entre 10h e 15h. Os passageiros embarcaram e desembarcaram no Terminal Paralímpico, no Recreio; na estação Marechal Fontenelle; e na Estação São José de Magalhães Bastos, que tem integração com a SuperVia. Nas demais estações, o desembarque não foi permitido.

Obras
Iniciadas em julho de 2012, as obras da Transolímpica contaram com investimento de R$ 2,2 bilhões e integram o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016. Ao todo, a nova via possui 41 travessias entre viadutos, pontes e elevados, que possibilitam a integração de 11 regiões: Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Riocentro, Camorim, Curicica, Colônia Juliano Moreira, Taquara, Sulacap, Vila Militar, Magalhães Bastos e Deodoro.


A implantação da Transolímpica contempla a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, por meio da construção de dois túneis, sendo quatro emboques – antigo pleito da população, que aguarda há pelo menos 30 anos esta nova alternativa viária à sobrecarregada Estrada do Catonho. O primeiro túnel, na Serra do Engelho Velho, conta com duas galerias e extensão de 2,8 km (1,4 km em cada sentido); já o segundo, situado na Estrada da Boiúna, possui duas galerias de 190 metros cada.
Ao construir a Transolímpica, também foi feita a requalificação urbana das Avenida Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. As duas avenidas passaram a ter cinco pistas por sentido, aumentando a capacidade de tráfego na região. Os trabalhos de adequação providenciaram a implantação de sistema de drenagem e nova iluminação. As vias receberam ainda nova pavimentação, calçadas e ciclovia. O projeto de paisagismo contou com o plantio de 1.500 árvores e 133 mil m² de grama.


Os BRTs durante os Jogos
A Transolímpica vai interligar as maiores instalações dos Jogos: a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Complexo Esportivo de Deodoro, encurtando a distância entre os dois bairros. Durante o período de competições, o serviço do BRT Transolímpica partirá da Avenida Salvador Allende, no Recreio, e irá até a estação de Magalhães Bastos. O público em geral só terá acesso às áreas de competição por transporte público. O BRT Transolímpica será uma das formas de chegar ao Parque Olímpico e ao Complexo Esportivo de Deodoro, mas será necessária a aquisição do RioCard Jogos Rio 2016, o cartão olímpico de transporte.

No período das Olimpíadas, os serviços regulares do BRT Transoeste e Transcarioca não serão afetados e ficarão disponíveis normalmente aos passageiros. Foram criados quatro serviços especiais de BRT para atender o espectador olímpico e não alterar a rotina da cidade. As estações Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho, que fazem parte da operação especial e também atendem usuários do corredor BRT Transcarioca, terão módulos independentes de embarque para os espectadores olímpicos. Esses serviços estarão disponíveis para quem tiver o RioCard Jogos Rio 2016. A expectativa é de que 27 mil passageiros utilizem esse sistema nos horários de pico durante este período.

Para acessar os serviços especiais no BRT Transolímpica durante os jogos os passageiros contarão com seis estações e dois terminais. Próximas ao Parque Olímpico estarão as seguintes estações: Olof Palme, Morro do Outeiro e RioCentro, além dos terminais Olímpico e Paralímpico (Recreio). Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.

O público com destino ao Complexo Esportivo de Deodoro também terá à disposição a linha exclusiva “Circular Olímpica” partindo da estação Magalhães Bastos para o Parque Radical. O transporte será feito por ônibus, de forma gratuita, com exclusividade para quem desembarcar do serviço especial do BRT com o cartão RioCard Jogos Rio 2016.


Durante os Jogos, os outros corredores de BRT também terão serviços exclusivos para os espectadores olímpicos. Pelo BRT Transcarioca, serão duas estações (Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho) e pelo Transoeste, quatro (Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e Jardim Oceânico).
O espectador que for usar os serviços e estiver no trem ou no metrô também poderá se conectar. No metrô, pelas estações Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho.No trem, nas estações Magalhães Bastos, Vila Militar e Madureira-Manaceia.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar