Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Natação


Um dos esportes que mais atrai olhares nos Jogos, a natação no Rio chega dividida entre certezas e dúvidas para as provas, que serão comprovadas ou sanadas nas sessões preliminares e finais do Estádio Aquático Olímpico, na Barra.

Abaixo você confere um resumo dividido por data das finais em cada uma das provas da natação olímpica.

Provas com finais no dia 6 de agosto

400m medley masculino
Competidores: 27
Favoritos ao ouro:  Kosuke Hagino 
Candidatos a medalha:  Daiya Seto |  Chase Kalisz |  Dávid Verrasztó
 Brasileiro: Brandonn Almeida

Prova em que o Japão aparece com amplo favoritismo. Aos 21 anos, Kosuke Hagino, bronze em Londres 2012 e prata no Mundial 2013, agora tem a grande chance de finalmente subir no lugar mais alto do pódio. O atual bicampeão mundial Daiya Seto também é uma aposta segura para medalhas. O norte-americano Chase Kalisz deve medalhar, enquanto o húngaro Dávid Verrasztó aparece como franco-atirador, mas possui um bom tempo de entrada. Os quatro foram os únicos que nadaram para abaixo de 4:10.00 nos índices.

400m livre masculino
Competidores: 49
Favoritos ao ouro:  Sun Yang |  Mack Horton 
Candidatos a medalha:  James Guy |  Conor Dwyer |  Connor Jaeger
 Brasileiro: Luiz Altamir Melo

Atual campeão olímpico e bi mundial da prova, o chinês Sun Yang chega com o favoritismo ao seu lado para faturar mais uma medalha. Da Austrália, no entanto, vem Mack Horton, que, aos 20 anos de idade, chega com assombrosos 3:41.65 no tempo de entrada, quase um segundo melhor que o próprio Yang. Vice mundial, James Guy deve brigar com a dupla norte-americana por um lugar no pódio.

400m medley feminino
Competidoras: 33
Favorita ao ouro:  Katinka Hosszú 
Candidatas a medalha:  Maya DiRado |  Mireia Belmonte |  Elizabeth Beisel |  Hannah Miley
 Brasileira: Joanna Maranhão

Katinka Hosszú faturou os dois mundiais do ciclo na modalidade e chega como ampla favorita. Além disso, a húngara está mordida por nunca ter ganho uma medalha olímpica. Maya DiRado chega como vice-campeã mundial e é cotada para repetir a colocação no Rio. Atrás dela, Mireia Belmonte, Elizabeth Beisel e Hannah Miley devem realizar uma briga ferrenha por um lugar no pódio, com leve favoritismo para a espanhola.

Revezamento 4x100m livres feminino
Equipes: 16 
Favorita ao ouro:  Austrália 
Candidatas a medalha:  Holanda |  Estados Unidos
 Brasil: Possui equipe

A prova tem três equipes que vem monopolizando as medalhas nas competições. Em Londres 2012 e nos dois mundiais do ciclo o pódio sempre teve Austrália, Holanda e Estados Unidos. Embalada pelas irmãs Campbell, a Austrália possui o favoritismo ao seu lado. Já Holanda e Estados Unidos prometem uma briga dura pela prata.

Provas com finais no dia 7 de agosto

100m borboleta feminino
Competidoras: 45
Favorita ao ouro:  Sarah Sjöström
Candidatas a medalha:  Kelsi Worrell |  Dana Vollmer |  Jeanette Ottesen |  Emma McKeon |  Chen Xinyi
 Brasileiras: Daynara de Paula e Daiene Dias

A prova possui uma favorita absoluta: Sarah Sjöström, campeã e recordistas mundial. De acordo com a mídia especializada, Sjöström é, inclusive, uma das cotadas para quebrar recorde mundial no Rio. Abaixo dela estão várias nadadoras sedentas por medalhas. Os Estados Unidos possuem uma dupla forte, que inclui a campeã mundial Dana Vollmer. A dinamarquesa Jeanette Ottesen é a atual vice-campeã mundial, enquanto a australiana Emma McKeon e a chinesa Chen Xinyi correm por fora, mas com potencial para medalhar.

100m peito masculino
Competidores: 46
Favorito ao ouro:  Adam Peaty
Candidatos a medalha:  Cameron van der Burgh |  Kevin Cordes |  João Gomes Júnior |  Ross Murdoch |  Cody Miller
 Brasil: João Gomes Júnior e Felipe França

O britânico Adam Peaty, aos 21 anos, é campeão mundial e recordista mundial da prova, o que dá a ele o rótulo de favoritaço para a prova, com nova expectativa de recorde mundial. Abaixo dele, o sul-africano Cameron van der Burgh é campeão olímpico e o nome que mais se sobressai para a medalha de prata no Estádio Aquático. Pelo bronze a disputa promete ser intensa, com o norte-americano Kevin Cordes possuindo ligeiro favoritismo. João Gomes Júnior, Ross Murdoch e Cody Miller possuem tempos muito próximos no ciclo e devem promover uma briga emocionante na tentativa de subir no pódio.

400m livres feminino
Competidoras: 33
Favoritas ao ouro:  Katie Ledecky 
Candidatas a medalha:  Leah Smith |  Boglárka Kapás |  Jessica Ashwood |  Sharon van Rouwendaal
 Brasil: Manuella Lyrio

Atual bicampeã mundial, a norte-americana Katie Ledecky é uma aposta praticamente certa para o ouro. A briga de Ledecky deve ser mesmo contra a linha do recorde mundial. Leah Smith é cotada para fechar a dobradinha norte-americana e nadar abaixo dos quatro minutos, algo que só a compatriota fez durante o ciclo. A disputa pelo bronze promete ser intensa entre Kapás e Ashwood, com a vice-campeã mundial Sharon van Rouwendaal também no páreo.

Ledecky é uma das maiores certezas dos Jogos Rio 2016

Revezamento 4x100m livres masculino
Equipes: 16 
Favoritos ao ouro:  Austrália |  França
Candidatos a medalha:  Estados Unidos |  Rússia |  Brasil
 Brasil: Possui equipe

A disputa pelo ouro promete ser bastante equilibrada no revezamento 4x100m masculino. A Austrália vem embalada por Kyle Chalmers e Cameron McEvoy, que nadaram muito forte nas seletivas do país. Já a França, atual campeã olímpica e mundial, tentará defender o ouro impulsionada por Clément Mignon e Jérémy Stravius. Os Estados Unidos aparecem como os mais cotados para completar o pódio, enquanto a tradicional Rússia e a boa equipe brasileira aparecem no encalço.

Provas com finais no dia 8 de agosto

200m livres masculino
Competidores: 50
Favorito ao ouro:  Sun Yang
Candidatos a medalha:  James Guy |  Conor Dwyer |  Kosuke Hagino |  Yannick Agnel
 Brasil: Nicolas Oliveira e João de Lucca

Vice-campeão mundial da prova, o chinês Sun Yang chega no Rio com o melhor tempo disparado da temporada, o que dá a ele o favoritismo nos 200 metros livres. O britânico James Guy, campeão Mundial em 2015, chega para tentar brigar pelo ouro, mas o mais provável para ele no Rio é a segunda colocação. Na busca pelo bronze aparecem principalmente o norte-americano Conor Dwyer e o japonês Kosuke Hagino. Campeão olímpico em 2012, Agnel não tem encantado nas aparições recentes, mas o potencial do francês já é conhecido.

100m costas feminino
Competidoras: 36
Favorita ao ouro:  Emily Seebohm
Candidatas a medalha:  Mie Nielsen |  Katinka Hosszú |  Madison Wilson |  Olivia Smoliga |  Kylie Masse
 Brasil: Etiene Medeiros

Aos 24 anos, a australiana campeã mundial da prova Emily Seebohm possui amplo favoritismo para a conquista do ouro e pode até tentar uma quebra de recorde mundial no Rio. Abaixo dela há um pelotão que deve realizar uma briga interessante. A dinamarquesa Mie Nielsen (bronze no Mundial 2015), a húngara Katinka Hosszú e a australiana Madison Wilson (prata no Mundial 2015) possuem tempos muito próximos no ciclo e deixam a briga aberta. A norte-americana Olivia Smoliga e a canadense Kylie Masse nadam por fora na briga pelo pódio.

100m costas masculino
Competidores: 39
Favoritos ao ouro:  Ryan Murphy |  Mitch Larkin |  David Plummer  
Candidatos a medalha:  Camille Lacourt |  Ryosuke Irie |  Xu Jiayu
 Brasil: Guilherme Guido

Uma das categorias mais acirradas da atualidade. Os norte-americanos Ryan Murphy e David Plummer e o australiano Mitch Larkin devem realizar uma briga que pode abaixar dos 52 segundos e marcar o recorde mundial na prova. Murphy e Larkin possuem ligeiro favoritismo, mas Plummer não pode ser descartado na briga pelo ouro. Os experientes Camille Lacourt e Ryosuke Irie - junto com o jovem Xu Jiayu - ficam na espreita para beliscar um pódio.

100m peito feminino
Competidoras: 43
Favoritas ao ouro:  Ruta Meilutyte |  Lilly King
Candidatas a medalha:   Alia Atkinson |  Katie Meili
 Brasil: Não possui nadadora

Outra prova que demonstra uma imprevisibilidade para os Jogos Olímpicos. A lituana Ruta Meilutyte, depois de vencer Londres 2012 e o Mundial de 2013, com direito a recorde mundial, ficou com a prata em 2015, fazendo um tempo bem acima do esperado no Mundial. Para o Rio, a principal adversária de Meilutyte deve ser a norte-americana Lilly King, que tem um tempo de entrada de 1:05.20. A russa Yulia Efimova acabou suspensa pela FINA e não vem para o Rio. A jamaicana Alia Atkinson e a norte-americana Katie Meili nadam por fora na busca por um pódio.

Provas com finais no dia 9 de agosto

200m livres feminino
Competidoras: 45
Favoritas ao ouro:  Katie Ledecky |  Sarah Sjostrom 
Candidatas a medalha:  Federica Pellegrini |  Emma McKeon |  Femke Heemskerk
 Brasil: Manuella Lyrio e Larissa Oliveira

A atual campeã mundial Katie Ledecky sai na frente em relação ao favoritismo, mas a sueca Sarah Sjostrom já provou que pode nadar forte para buscar o ouro. As duas devem protagonizar a briga pelo lugar mais alto do pódio. Um pouco abaixo vem a experiente Federica Pellegrini, prata no último Mundial, além da australiana Emma McKeon e da holandesa Femke Heemskerk, todas com tempo de entrada nada casa do 1 minuto e 54 segundos.

200m borboleta masculino
Competidores: 29
Favoritos ao ouro:  Michael Phelps |  László Cseh  
Candidato a medalha:  Chad Le Clos
 Brasil: Kaio Márcio de Almeida e Leonardo de Deus

Uma prova em que três experientes nadadores dominam completamente as previsões. Michael Phelps e László Cseh devem protagonizar o que deve ser o último capítulo olímpico de uma briga que já dura uma década. Cseh chega com o trunfo de ser o campeão mundial da prova, enquanto Phelps é o único que tem o tempo de entrada na casa dos 1:52. O sul-africano Chad Le Clos, que desbancou o norte-americano em Londres 2012, foi prata no Mundial de 2015, e terá que nadar mais do que nadou nas últimas temporadas para entrar na disputa pelo ouro.

Na quinta Olimpíada da carreira, Phelps deve ter páreos duros no Rio

200m medley feminino
Competidoras: 43
Favoritas ao ouro:  Katinka Hosszú 
Candidatas a medalha:  Siobhan-Marie O'Connor |  Maya DiRado |  Viktoriya Andreeva
 Brasil: Joanna Maranhão

A exemplo da prova dos 400m medley, a húngara Katinka Hosszú é a grande favorita para a conquista do ouro. A nadadora vem de um bicampeonato mundial no ciclo e possui tempos muito mais fortes do que os de qualquer adversária. A britânica Siobhan-Marie O'Connor e a norte-americana Maya DiRado são cotadas para protagonizarem uma briga forte pela prata, enquanto a russa Viktoriya Andreeva nada por fora na tentativa de buscar um pódio.

Revezamento 4x200m livres masculino
Equipes: 16
Favoritos ao ouro:  Estados Unidos
Candidatos a medalha:  Austrália |  Grã Bretanha |  França
 Brasil: Possui equipe

Uma prova em que os norte-americanos dominaram entre o fim de Londres 2012 e o Mundial de 2013, mas acabaram surpreendidos pela Grã Bretanha no Mundial de 2015. Os Estados Unidos chegam com favoritismo para o Rio, mas australianos e britânicos podem causar problemas. A França, vice-campeã olímpica em Londres 2012, teve um ciclo longe do ideal, mas também possui uma equipe com potencial para brigar por pódio.

Provas com finais no dia 10 de agosto

200m peito masculino
Competidores: 39
Favoritos ao ouro:  Josh Prenot |  Marco Koch
Candidatos a medalha:  Dániel Gyurta |  Kevin Cordes |  Yasuhiro Koseki 
 Brasil: Tales Cerdeira e Thiago Simon

A prova tem cinco nomes fortes, mas o norte-americano Josh Prenot e o alemão Marco Koch possuem o momento a favor. Prenot nadou muito forte nas seletivas norte-americanas, o que rendeu a ele o melhor tempo do ciclo. Já Koch vem de um título mundial indiscutível. O campeão olímpico Dániel Gyurta aparece logo na cola para tentar abocanhar um pódio ou até mesmo algo além. Vice-campeão mundial, Kevin Cordes também é outro nome forte para a disputa. Nadando por fora está o japonês Yasuhiro Koseki.

200m borboleta feminino
Competidoras: 27
Favoritas ao ouro:  Natsumi Hoshi |  Madeline Groves
Candidatas a medalha:  Mireia Belmonte |  Franziska Hentke
 Brasil: Joanna Maranhão

Prova bastante equilibrada e imprevisível. A japonesa Natsumi Hoshi vem de um título mundial e com o segundo melhor tempo de entrada, perdendo apenas para a australiana Madeline Groves, que surge como um nome forte para brigar pelo ouro. A experiente e sempre presente Mireia Belmonte também deve brigar por pódio, junto com a alemã Franziska Hentke. As duas últimas aparecem um pouco abaixo de Hoshi e Groves, mas ainda assim podem surpreender.

100m livres masculino
Competidores: 59
Favorito ao ouro:  Cameron McEvoy 
Candidatos a medalha:  Nathan Adrian |  Ning Zetao |  Jérémy Stravius |  Luca Dotto
 Brasil: Marcelo Chierighini e Nicolas Oliveira

Prova com um alto número de concorrentes fortes e a única certeza é que o australiano Cameron McEvoy chega como grande favorito, depois de nadar para expressivos 47.04 na seletiva australiana e obter, de longe, o melhor tempo de entrada para as Olimpíadas. O campeão olímpico Nathan Adrian e o campeão mundial Ning Zetao mantiveram desempenhos solidos no ciclo e são os mais cotados para completarem o pódio. Também não é possível descartar o francês Jérémy Stravius e o italiano Luca Dotto. O brasileiro Marcelo Chierighini nada por fora na tentativa de beliscar uma medalha.

Na seletiva australiana McEvoy fez o tempo mais rápido da história dos 100m livres sem trajes

Revezamento 4x200m livres feminino
Equipes: 16
Favoritas ao ouro:  Estados Unidos
Candidatas a medalha:  Austrália |  Itália |  China |  Suécia
 Brasil: Possui equipe

A equipe norte-americana vem de um título olímpico e da conquista do Mundial de 2015 na prova. Com amplo favoritismo, os Estados Unidos brigam mesmo para tentar bater o recorde mundial. A verdadeira disputa deve ficar mesmo pela prata. Emma McKeon puxa uma Austrália forte, que deve ter como principais adversárias a Itália de Pellegrini, a China de Duo e a Suécia de Sjostrom, em uma prova que deve ser apertada.

Provas com finais no dia 11 de agosto

200m peito feminino
Competidoras: 30
Favoritas ao ouro:  Rie Kaneto  
Candidatas a medalha Viktoria Gunes |  Rikke Pedersen |  Taylor McKeown |  Kanako Watanabe
 Brasil: Não possui nadadoras

A japonesa Rie Kaneto, aos 27 anos, finalmente parece ter alcançado a maturidade física ideal para assumir o posto de favorita ao ouro nos Jogos. A nadadora também tenta fazer jus à tradição japonesa nas provas de peito. A turca Viktoria Gunes, aos 18 anos, nadou para 2:19.64 no último Mundial Junior, assombrando o mundo e dando a ela o melhor tempo de entrada para os Jogos do Rio. A inexperiência ainda a deixa um pouco abaixo de Kaneto no favoritismo. A experiente Rikke Pedersen é uma aposta segura para o pódio, enquanto a japonesa campeã mundial Kanako Watanabe tentará nadar bem em mais um evento de alto nível para buscar uma medalha. A australiana Taylor McKeown nada por fora.

200m costas masculino
Competidores: 26
Favorito ao ouro:  Mitch Larkin  
Candidatos a medalha:  Ryan Murphy |  Xu Jiayu |  Evgeny Rylov |  Radoslaw Kawecki |  Ryosuke Irie |  Jacob Pebley
 Brasil: Leonardo de Deus

O campeão mundial Mitch Larkin chega como o favorito para a prova, até porque possui o melhor tempo de entrada com folga. Se alguém pode atrapalhar o australiano é o norte-americano Ryan Murphy. Os dois foram os únicos a entrarem com tempos na casa do 1:53. Evgeny Rylov e Radoslaw Kawecki medalharam no último Mundial e são cotados para tentarem o pódio no Rio. Os asiáticos Xu Jiayu e Ryosuke Irie também aparecem com potencial para subir no pódio, enquanto o norte-americano Jacob Pebley nada por fora, mas ainda com chances de medalhar.

200m medley masculino
Competidores: 29
Favoritos ao ouro:  Michael Phelps |  Kosuke Hagino  
Candidatos a medalha:  Ryan Lochte |  Thiago Pereira |  Wang Shun
 Brasil: Thiago Pereira e Henrique Rodrigues

A prova deve ser equilibrada. O multimedalhista Michael Phelps é o único com tempo de entrada na casa dos 1:54, mas pode ter trabalho com Kosuke Hagino, que aparece numa crescente e se credencia como postulante ao ouro. Ryan Lochte e Thiago Pereira, campeão e vice do último Mundial, também devem brigar forte pelo pódio, com o favoritismo jogando a favor do norte-americano. O chinês Wang Shun nada por fora na tentativa de surpreender.

100m livres feminino
Competidoras: 46
Favorita ao ouro:  Cate Campbell
Candidatas a medalha:  Sarah Sjöström |  Bronte Campbell |  Femke Heemskerk |  Ranomi Kromowidjojo
 Brasil: Larissa Oliveira e Etiene Medeiros

Prova que tem as irmãs Campbell como as mais cotadas para subirem ao pódio. Cate é a grande favorita ao ouro e possui, inclusive, o melhor tempo de entrada. Bronte não fica para trás e chega como atual campeã mundial e vindo de uma seletiva muito forte na Austrália. O principal nome para tentar atrapalhar o domínio australiano é o da sueca Sarah Sjöström, vice-campeã nos últimos dois mundiais. A dupla holandesa, com a boa fase de Femke Heemskerk e a experiência de Ranomi Kromowidjojo (campeã olímpica em Londres), pode incomodar na tentativa de recuperar a hegemonia na prova.

Provas com finais no dia 12 de agosto

200m costas feminino
Competidoras: 28
Favorita ao ouro:  Emily Seebohm  
Candidatas a medalha:  Missy Franklin |  Maya DiRado |  Katinka Hosszú |  Belinda Hocking
 Brasil: Não possui nadadora

A prova tem a campeã mundial Emily Seebohm com o favoritismo ao seu lado. Única com tempo de entrada na casa dos 2:05, Seebohm vem com a experiência de dois Jogos Olímpicos no currículo e é a aposta segura para o ouro. Missy Franklin e Katinka Hosszú, as duas outras medalhistas do último Mundial, aparecem como postulantes a repetir o feito no Rio. Maya DiRado e Belinda Hocking são as outras duas que conseguem acompanhar o tempo das principais adversárias, o que deixa a briga aberta por lugares no pódio.

100m borboleta masculino
Competidores: 43
Favoritos ao ouro:  Michael Phelps |  Chad Le Clos 
Candidatos a medalha:  László Cseh |  Joseph Schooling |  Tom Shields
 Brasil: Marcos Macedo e Henrique Martins

Mais uma prova em que Phelps briga com Le Clos e Cseh pela medalha de ouro. O norte-americano busca o tetra olímpico da prova e chega com o melhor tempo de entrada. Chad Le Clos, no entanto, vem de um ouro no Mundial 2015 e possui um tempo próximo ao de Phelps no ciclo. Os dois devem protagonizar uma briga apertada, com László Cseh e Joseph Schooling na espreita para beliscar uma medalha ou, quem sabe, surpreender com algo a mais. Tom Shields nada por fora na tentativa de subir no pódio.

800m livres feminino
Competidoras: 32
Favorita ao ouro:  Katie Ledecky  
Candidatas a medalha:  Lauren Boyle |  Jessica Ashwood |  Jazmin Carlin |  Leah Smith
 Brasil: Não possui nadadora

Provavelmente com o favoritismo mais amplo da natação olímpica, a norte-americana Katie Ledecky chega para defender o ouro obtido em Londres e tentar bater o próprio recorde mundial. Medalhistas no Mundial de 2015, Lauren Boyle e Jazmin Carlin chegam com tempos próximos na briga pelo pódio, que ainda tem a australiana Jessica Ashwood nadando forte. A norte-americana Leah Smith também pode entrar na briga por medalha.

50m livres masculino
Competidores: 87
Favorito ao ouro:  Florent Manaudou  
Candidatos a medalha:  Nathan Adrian |  Cameron McEvoy |  Bruno Fratus |  Anthony Ervin
 Brasil: Bruno Fratus e Ítalo Duarte

Atual campeão olímpico e mundial, o francês Florent Manaudou mandou no ciclo olímpico na prova e conseguiu assumir o favoritismo em uma distância que costuma ser aberta. O francês venceu com folga tanto em Londres quanto em Kazan. Na briga por um pódio, o vice-campeão mundial Nathan Adrian chega com o segundo melhor tempo de entrada e é o mais cotado para a prata. Já McEvoy e Fratus tiveram melhores tempos parecidos na temporada e devem realizar um duelo pelo pódio. Um pouco atrás, mas não menos perigoso, está Anthony Ervin, aos 35 anos.

Provas com finais no dia 13 de agosto

50m livres feminino
Competidoras: 92
Favorita ao ouro:  Cate Campbell 
Candidatas a medalha:  Bronte Campbell |  Ranomi Kromowidjojo |  Sarah Sjöström |  Francesca Halsall
 Brasil: Graciele Herrmann e Etiene Medeiros

Mais uma prova em que Cate Campbell aprece com o favoritismo e momento a favor. A australiana é a única com o tempo de entrada na casa dos 23 segundos e tem potencial para nadar até para recorde mundial. Logo abaixo aparecem Bronte Campbell, campeã mundial de 2015, Ranomi Kromowidjojo, campeã olímpica e vice mundial, e Sarah Sjöström, bronze no último Mundial. As três devem realizar uma briga intensa por lugares no pódio. A britânica Francesca Halsall nada por fora, mas também tem alguma chance de medalhar.

A expectativa é que Cate Campbell brilhe no Rio

1.500m livres masculino
Competidores: 46
Favorito ao ouro:  Gregorio Paltrinieri 
Candidatos a medalha:  Mack Horton |  Connor Jaeger |  Sun Yang |  Gabriele Detti
 Brasil: Brandonn Almeida e Miguel Valente

O italiano Gregorio Paltrinieri ganhou muito espaço na prova desde o título mundial de 2015, após uma desistência polêmica do chinês Sun Yang na final. Paltrinieri tem o melhor tempo de entrada disparado e assume o favoritismo para o Rio. Os nomes prováveis para completarem o pódio são o do australiano Mack Horton e do norte-americano Connor Jaeger. Sun Yang não vem de bons tempos, mas sendo o atual campeão olímpico, e depois de vencer os mundiais de 2011 e 2013, não pode ser descartado. O italiano Gabriele Detti tentará surpreender.

Revezamento 4x100m medley feminino
Equipes: 16 
Favoritas ao ouro:  Estados Unidos |  Austrália
Candidatas a medalha:  China |  Suécia |  Dinamarca
 Brasil: Possui equipe

Austrália e Estados Unidos aparecem como as equipes mais cotadas para levarem o 4x100m medley feminino. As norte-americanas contam com uma equipe solida e regular, que tem Lilly King no nado peito podendo fazer a diferença. Já a Austrália possui a fortíssima Cate Campbell no livre e Emily Seebohm no costas. A China, atual campeã mundial, deve brigar por um pódio com a Suécia, vice em 2015. A Dinamarca nada por fora.

Revezamento 4x100m medley masculino
Equipes: 16 
Favoritos ao ouro:  Estados Unidos
Candidatos a medalha:  Austrália |  Grã Bretanha |  França |  China
 Brasil: Possui equipe

A equipe norte-americana desponta com favoritismo no 4x100m medley. Atual campeão olímpico e mundial, os Estados Unidos vêm com nadadores fortes e que brigam por medalhas individuais nos quatro estilos. A Austrália é a favorita para a prata, enquanto os britânicos despontam na busca pelo bronze. França e China nadam por fora na tentativa de um pódio.

Maratona Aquática

Masculino
Sede: Copacabana
Competidores: 25
Favoritos ao ouro:  Jordan Wilimovsky |  Simone Ruffini 
Candidatos a medalha:  Ferry Weertman |  Spyridon Gianniotis |  Sean Ryan |  Christian Reichert
 Brasil: Allan do Carmo

O campeão mundial dos 10km Jordan Wilimovsky e o italiano campeão dos 25km Simone Ruffini aparecem como os favoritos para a disputa olímpica na maratona aquática masculina. Campeão mundial de 2011 e 2013 - além de bronze em 2015 - o grego Spyridon Gianniotis segue impondo respeito e deve brigar por medalhas. O holandês Ferry Weertman vem de um vice mundial, enquanto o alemão Christian Reichert ganhou a Copa do Mundo de 2015 e fez uma prova forte no pré-olímpico. O norte-americano Sean Ryan nada por fora.

Feminino
Sede: Copacabana
Competidoras: 25
Favoritas ao ouro:  Aurélie Muller |  Ana Marcela Cunha  
Candidatas a medalha:  Sharon van Rouwendaal |  Poliana Okimoto |  Rachele Bruni
 Brasil: Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto

A briga principal deve ficar entre duas atletas que possuem bastante regularidade nos resultados. A francesa Aurélie Muller vem de um título mundial nos 10km e vitórias importantes no circuito, assim como Ana Marcela Cunha, que ganhou os 25km em Kazan. O fato casa ainda pode pesar a favor da brasileira, assim como para Poliana Okimoto. A vice-campeã mundial (10km) Sharon van Rouwendaal também é uma adversária perigosa e que deve brigar por medalha, bem como a italiana Rachele Bruni, em boa fase.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar