Últimas Notícias

Comitê Rio 2016 admite erro em exibir tocha ao lado de onça



Por meio de uma breve  nota, o Comitê Rio 2016 admitiu o erro em exibir a tocha olímpica ao lado de onça pintada, na passagem da tocha em Manaus. A onça acabou fugindo e foi abatida logo em seguida, causando revolta nas redes sociais. O comitê lamentou o fato e assumiu o erro de expor o animal selvagem na cerimônia.

A chama olímpica tinha ido visitar o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Na cerimônia, liderada pelo exército, o símbolo olímpico posou para foto com duas onças, além de fazer uma trilha na mata. 

Poucos minutos depois do fim do revezamento, militares admitiram a fuga de um dos felinos, o macho Juma. Algumas pessoas, ainda no local após a cerimônia, ouviram disparos de tiro. Somente ao fim da tarde desta segunda-feira o Comando Militar da Amazônia (CMA) confirmou que uma onça havia sido abatida após tentativas frustradas de sedamento. 

O felino morto, um macho de cerca de sete anos de idade, estava sem permissão para participar do evento. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) comunicou que não foi solicitada junto ao órgão a autorização da onça Juma para participar do evento da passagem da tocha Olímpica. 

Veja nota completa do comitê Rio 2016 na íntegra:

"Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores. 

Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio 2016."

Foto: Isabella Pina

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar