Últimas Notícias

Era Uma Vez... Os Jogos da X Olimpíada

Los Angeles 1932 

Período - 30/07 a 14/08/1932
Nações - 37
Atletas - 1328
Esportes - 14
Eventos -116  






Devido aos Jogos Olímpicos de 1932 terem sido realizados no meio da Grande Depressão e na remota cidade de Los Angeles, menos afetada pela crise americana, o número de atletas participantes dos Jogos caiu pela metade, se comparado número de esportistas presentes Amsterdã quatro anos antes.

Foi o número de atletas mais baixo desde os Jogos de 1904, em Saint Louis. Muitos dos eventos atraíram pouquíssimos atletas e o torneio de futebol teve de ser cancelado. Entretanto, o nível de competitividade foi muito alto e 18 recordes mundiais foram quebrados ou igualados. O público também bateu recordes, a começar com os 100 mil espectadores na Cerimônia de Abertura. Os Jogos de 1932 foram os primeiros a dar lucro, que ficou em cerca de um milhão de dólares. 

As Olimpíadas de 1932 foram os primeiros Jogos a durar apenas 16 dias. A partir de então os Jogos passaram a durar entre 15 e 18 dias. Entre 1900 e 1928, nenhuma edição durou menos que 79 dias.

Pela primeira vez os atletas homens ficaram em uma Vila Olímpica, enquanto as mulheres ficaram em um hotel de luxo. Nas cerimônias do pódio, os medalhistas ficavam em um pódio e a bandeira do país do vencedor era hasteado. A marcação de tempo automática foi introduzida nos eventos do atletismo, assim como o photo-finish.

Pela primeira vez os resultados de uma prova foram modificados depois do resultado oficial por causa de uma revisão do filme. Originalmente Jack Keller (USA) ganhou a medalha de bronze dos 110m com barreiras. Quando saíram os resultados revisados, Keller foi entregar a medalha para Donald Finley (GBR) na Vila Olímpica.

Em Los Angeles 1932 foi implantada a cerimônia de entrega de medalhas como conhecemos nos dias atuais, com os atletas em pé num pódio e com as bandeiras de seus países sendo hasteadas na premiação.

Nos interesses da boa vontade internacional, o governo dos EUA suspendeu a proibição contra bebidas alcoólicas para permitir que franceses, italianos e outros atletas pudessem importar e beber vinho.

Brasil nos Jogos Olímpicos 

O Brasil participou com 67 atletas (66 homens e 1 mulher). Estava prevista a participação de 82 atletas, mas como as autoridades de San Pedro (USA) cobravam 1 dólar por pessoa para desembarcar, a organização pagou apenas o desembarque dos atletas que eles achavam que podiam ganhar medalhas mais a nadadora Maria Lenk (a primeira mulher sul americana a competir na Olimpíada) e 15 atletas ficaram no barco que levou a delegação brasileira. A seleção de polo aquático ainda foi desqualificada da competição, após ter agredido os árbitros após o jogo contra a Alemanha. O país não trouxe nenhuma medalha de Los Angeles.


   Cerimônia de Abertura dos Jogos de 1932
                           
FATOS

- Os EUA faturaram todas as medalhas dos Saltos Ornamentais.

- O Japão ganhou nove das 12 medalhas de ouro e prata da Natação, sendo que Kusuo Kitamura (JPN) se tornou o mais jovem atleta a ganhar ouro em um evento Individual, ao vencer os 1500m com apenas 14 anos e 309 dias.

- O atleta Liu Changchun (CHN) se tornou o primeiro chinês (e único na Olimpíada) a participar dos Jogos Olímpicos.

- O finlandês Volmari Iso-Hollo, campeão dos 3.000m com barreiras, e seus adversários foram obrigados a dar mais uma volta no estádio para cruzar a linha de chegada devido ao erro do fiscal que anunciava a contagem de voltas na pista. Foi a primeira e única vez nas Olimpíadas que os 3.000m com barreiras viraram 3.400m com barreiras. Quatro anos depois, em Berlim, correndo a distância normal, Iso-Hollo se tornaria bi-campeão olímpico da prova.

- Proibidos de competir graças às regras de amadorismo do Comitê Olímpico Internacional, dois dos maiores atletas de todos os tempos tiveram que assistir aos Jogos da arquibancada: o americano Jim Thorpe, e o finlandês Paavo Nurmi, proibido de disputar uma última olimpíada por ter recebido reembolso em dinheiro de despesas de viagem e comunicado disto apenas alguns dias antes da abertura dos Jogos.


QUADRO DE MEDALHAS

OURO PRATA BRONZE
USA 41 32 30
ITA 12 12 12
FRA 10 5 4
SWE 9 5 9
JPN 7 7 4
HUN 6 4 5
FIN 5 8 12
GBR 4 7 5
GER 3 12 5
AUS 3 1 1

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar