Últimas Notícias

Zika vírus não vai cancelar as Olimpíadas, diz historiador


Em meio a uma onda de informações relacionadas ao vírus da Zika, o presidente da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos, David Wallechinsky, foi enfático ao dizer que os Jogos do Rio não serão cancelados por conta do vírus.

A declaração de Wallechinsky foi dada em entrevista para a Associated Press. "Historicamente, as únicas vezes que os Jogos foram cancelados ocorreram por conta de guerras", disse o historiador. A posição corrobora com a de George Hilton, Ministro dos Esportes, que afirmou durante a semana que cancelar as Olimpíadas estava fora de questão.

Os Jogos Olímpicos de 1916 foram cancelados por conta da I Guerra Mundial. Entre 1940 e 1944 mais quatro edições - duas de Verão e duas de Inverno - deixaram de ser realizadas em decorrência da II Guerra Mundial. Em 1980 e 1984, mesmo com boicotes parciais, as Olimpíadas foram realizadas.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing 2014 ocorreram durante a epidemia de ebola. Por conta disso, três atletas da África oriental com suspeitas de terem contraído o vírus foram impedidos de participar.

"Um monte de dinheiro já foi colocado nos Jogos do Rio, entre atletas e infraestrutura", disse Wallechinsky. A soma que envolve direitos de televisão, patrocínios e planejamento esportivo dos mais de 200 países participantes passa dos bilhões de dólares. "Seria o evento dos sonhos dos advogados", brincou o historiador.

O especialista em doenças transmitidas por mosquitos, Chris Barker, disse à Reuters que é muito cedo para tomar qualquer decisão relacionada ao vírus. "Fatores sazonais e o compromisso do Rio de Janeiro em relação ao controle do Zika deve significar um risco muito baixo de se contrair o vírus".

Com "fatores sazonais", Barker se refere ao fato de que os Jogos Olímpicos ocorrerão no inverno carioca, período desfavorável para a proliferação e incidência do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. No entanto, o cientista recomenda que pessoas em categorias de risco sejam prudentes: "Se eu fosse uma mulher grávida não iria para o Rio".

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar