Últimas Notícias

Guia do Pré-Olímpico de Futebol Feminino da CONCACAF


Começa nesta quarta-feira (10) a quarta edição do Pré Olímpico de Futebol Feminino da CONCACAF, que será realizado entre os dias 10 e 21 de fevereiro nas cidades de Frisco e Houston, ambas nos Estados Unidos e dará qualificação a duas equipes para o Torneio de Futebol Feminino dos Jogos Olímpicos do Rio em agosto desse ano. 


Oito equipes participam da fase final e são divididas em dois grupos de quatro times cada. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais e apenas os finalistas garantem vaga nas Olimpíadas. 

Vamos aos grupos: 

GRUPO A: Estados Unidos, Porto Rico, México e Costa Rica

Atuais campeãs mundiais e olímpicas, as norte-americanas, comandadas por Jill Ellis são sem dúvida o time a ser batido atualmente no futebol feminino mundial. Com a melhor jogadora do mundo em 2015, Carli Lloyd, vivendo momento fantástico em sua carreira seria praticamente uma catástrofe (pouco provável) ver esse time, tetracampeão Olímpico fora dos Jogos do Rio. Mesmo com as aposentadoria de Lauren Holiday ou com a gravidez de Sydney Leroux, o time convocado para esse pré-olímpico é basicamente o mesmo campeão do mundo no ano passado em 2015.


A seleção de Porto Rico é a estreante em Pré Olímpicos. Após se qualificarem como vice-campeãs do qualificatório do Caribe para esse torneio, o time chega como "azarão" em um grupo onde as demais três equipes já disputaram Pré Olímpicos e Copas do Mundo. A maioria das jogadoras atuam no futebol local e o grande destaque desse time é Jackie Cruz, que atua no FF USV Jena da Alemanha e além dela, a atacante Karina Socarrás é outra que pode ser importante para o time. 

O México vem com problemas extracampo para esse pré-olímpico. Declarações da atacante Charlyn Corral, que não foi convocada para o torneio e que atualmente defende o Levante da Espanha, declarou que haviam muitos problemas envolvendo jogadoras e comissão técnica na equipe como pode ser visto nesse post em seu facebook oficial. No mais, o México tentará voltar as Olimpíadas após 12 anos, visto que a última participação da equipe foi nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Grande parte do time disputou a última Copa do Mundo do Canadá, no ano passado, com destaques para a experiente atacante Maribel Domínguez e da goleira Cecilia Santiago.


A Costa Rica assim como o México, também disputou a última Copa do Mundo Feminina, tendo sido inclusive adversária da seleção brasileira na primeira fase. O time nunca disputou as Olimpíadas e tentará com uma equipe com jovens talentos e jogadoras com mais experiência, buscar a qualificação para o torneio. A meia Shirley Cruz Traña, que atualmente atua no clube francês do PSG é a capitã e uma das jogadoras mais experientes do elenco, além dela, podemos destacar a atacante Caroline Venegas.



GRUPO B: Canadá, Guatemala, Trinidad e Tobago, Guiana 

As canadenses, medalhistas de bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012, buscarão voltar ao Torneio Olímpico e quem sabe, voltar a surpreender como há quatro anos atrás. Com um time extremamente experiente e comandado pelo inglês John Herdman, que levou a equipe de um patamar quase que desesperador em 2011 a medalha olímpica em 2012. O grande destaque do Canadá é sem dúvidas Christine Sinclair e além dela podemos destacar a goleira Erin Mcleod, destaque na última Copa do Mundo.

Em sua segunda participação em Pré Olímpicos, a seleção da Guatemala se mostra sem grandes pretensões e basicamente conta com um time que atua em sua grande parte no futebol local ou em Universidades dos Estados Unidos. A defensora Daniela Andrade, que atuou na Universidade do Sul da Florida é o principal destaque do time.



A seleção de Trinidad e Tobago chegou a disputar a repescagem para a Copa do Mundo em 2015, mas seriam derrotadas pela seleção do Equador. Com boas chances de passarem como segundo colocadas no grupo,as Women Soca Warriors tem como destaque a atacante Mariah Shade. 


Pouco se sabe sobre a equipe da Guiana, que fará sua estreia em Torneios Pré-Olímpicos. Mesmo fazendo parte da América do Sul, a seleção atua pela CONCACAF (assim como Suriname e Guiana Francesa, essa última sem vínculo com a FIFA por ser ainda controlada pela França), muito por questões culturais e logísticas. Grande parte do time joga no Canadá e o destaque é a goleira Chandi Sandiford, que atua no futebol da Islândia, mas que já teve passagens pelo futebol russo.



Quem serão os representantes da CONCACAF no Torneio Olímpico de Futebol Feminino?

Os Estados Unidos manterão sua soberania?

Saberemos a partir de amanhã tudo isso.

Você pode conferir a tabela, assim como horários dos jogos, no link a seguir: Tabela e Horários dos Jogos

E aqui no Surto Olímpico, você acompanha o dia a dia do torneio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar