Últimas Notícias

Surto História: O 'Jedi' Olímpico

Bob Anderson (Direita): De Atleta a dublê de Darth Vader
         
Bob Anderson foi um esgrimista britânico, que em sua carreira esportiva disputou os mundiais de esgrima em 1950 e 1953, e os Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952, onde ficou em quinto lugar por equipes, sempre empunhando o seu sabre. Mas quis o destino que sua fama só viesse quase trinta anos depois, e no cinema.

Anderson em 1953 deixou de competir e resolveu virar técnico. E em 1953, ele foi convidado a coordenar as lutas coreografadas com espadas do filme "Minha espada, minha lei", estrelado por Errol Flynn. A partir daí, passou a ser requisitado em Hollywood para coreografar diversas lutas de espadas em diversos filmes, como os clássicos de James Bond "Casino Royale" e "Moscou contra 007".

Mas em 1983, Mark Hammil, o Luke Skywalker da saga 'Star Wars' resolveu falar em uma entrevista que quem fez as lutas de sabre de luz com ele não foi David Prowse,que interpretava Darth Vader, mas sim Bob Anderson: "Bob Anderson foi o homem que realmente interpretou Vader nas lutas. Era pra ser um segredo, mas eu finalmente disse a George(Lucas) 'Eu não acho justo'. Bob trabalhou tão duro que ele merece algum reconhecimento. É ridículo preservar o mito de que tudo foi feito apenas por um homem"

A fama de Anderson cresceu assustadoramente em Hollywood, e ele passou a ser requisitado para diversos filmes. Ele trabalhou coreografando lutas com espadas em filmes  'Highlander', 'Os três mosqueteiros', 'A Máscara do Zorro', 'Piratas do Caribe' e a Trilogia 'Senhor dos Anéis'. Seu último trabalho foi no primeiro filme da trilogia 'Hobbit'.

Anderson morreu aos 89 anos,no primeiro dia de janeiro em 2012, sendo o único atleta olímpico 'Jedi/Sith' da história.

Anderson caracterizado como Darth Vader, ensaiando com Mark Hammil.



1 Comentários

  1. Eu tenho a força cavaleiro de Jedi!

    Então vem Popozuda vai, vai!

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar