A instalação de trilhos nos túneis da Linha 4 do Metrô construídos em
rocha, entre a Barra da Tijuca e a região do Alto Leblon, está
finalizada. As vias permanentes, por onde os trens vão passar nos dois
sentidos, já têm passarelas de emergência, sinalização, iluminação e
câmeras de segurança instaladas.
Nas estações, depois de São Conrado e Jardim Oceânico, foi a vez da
Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, receber os trilhos nas áreas das
plataformas de embarque e desembarque.
Dos 32 quilômetros de trilhos necessários em todo o trecho da Linha
4, há mais de 20 quilômetros instalados nas vias permanentes e estações,
nos dois sentidos. “Agora, em conjunto com o avanço das obras de
engenharia, inicia-se a etapa de instalação dos sistemas operacionais do
metrô, para que possamos cumprir o cronograma e entregar a Linha 4 em
julho de 2016”, disse o secretário de Transportes do Estado do Rio,
Carlos Roberto Osorio.
A obra, de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro,
integra o Plano de Políticas Públicas/Legado dos Jogos Olímpicos Rio
2016. A nova linha, que ligará Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca,
terá papel importante no acesso ao Parque Olímpico e às demais
instalações da região, como o Riocentro. Serão seis estações: Jardim
Oceânico (Barra), São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e
Nossa Senhora da Paz (Ipanema).
A previsão é de que o eixo Ipanema-Barra entre em funcionamento sem
passageiros, para testes de sistema, em maio de 2016. No mês seguinte,
deve ter início a operação assistida fora do horário de pico. Pelo
cronograma, a linha 4 começará a receber em julho os passageiros para o
trajeto Ipanema-Barra. Durante os Jogos, a operação será dimensionada
para atender os horários de competição.
A recomendação para quem vem do Centro da cidade, da Tijuca e da Zona
Sul em direção à Barra para as competições é utilizar a Linha 4 do
metrô até a estação Jardim Oceânico e fazer a conexão com o BRT
(Transoeste), que vai levar o espectador até o Parque Olímpico e aos
outros locais de competição na Barra da Tijuca.
Quando a operação comercial da nova linha estiver ocorrendo nos
mesmos horários das demais linhas do metrô, será possível ir da Barra a
Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. A estimativa
é de que 300 mil usuários usem a Linha 4 diariamente depois dos Jogos
Olímpicos, retirando cerca de 2 mil veículos das ruas por hora/pico.
A integração entre as Linhas 1 e 4 do metrô está prevista para
dezembro de 2016. A Linha 4 será finalizada com a ligação entre Leblon e
Gávea, trecho que tem previsão de entrega para janeiro de 2017.
Foto: Katerine Almeida
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