Últimas Notícias

Surto de olho no craque - Falcao García: O comandante do ataque colombiano

A Colômbia está vindo para disputar a sua 5ª Copa do Mundo, a primeira desde a última Copa que os colombianos participaram, em 1998, quando Valderrama era o principal jogador colombiano.

Agora 16 anos depois, o principal jogador do país é Radamel Falcao García. Ele e a Colômbia estão em dúvida se Falcao jogará a Copa do Mundo, pois em janeiro de 2014, sofreu uma lesão séria no joelho, que no qual o próprio jogador afirmou que seria impossível jogar o mundial. Mas passados 4 meses da cirurgia e recuperação, Falcao se cuidou e está prestes a jogar o mundial, mas não se sabe se chegará em forma e em condições de jogar. Com ele em campo, a Colômbia tem chance de fazer a sua melhor campanha em mundiais, que seria as quartas-de-final.

Falcao é um completo atacante e em forma é muito letal dentro da área. Joga como centroavante e segundo atacante, tem um ótimo cabeceio e é muito ágil. Além disso, sabe fazer bem o pivô e tem um ótimo cabeceio e atualmente é considerado um dos melhores atacantes do Mundo.

 Situação de Falcao García é de incerteza. O atacante sofreu uma lesão grave no joelho em janeiro e muitos davam como certa a falta de Falcao no mundial, mas o atacante se cuidou e graças a medicina, Falcao conseguiu se recuperar, mas ainda está em fase de fisioterapia, não deve chegar a Copa do Mundo 100% fisicamente, mas é um jogador importante.

Falcao começou a sua carreira em 1999 no Lanceros Boyacá da segunda divisão colombiana, muito jovem, com apenas 13 anos e 199 dias, tornando-se o jogador mais jovem ao estrear no futebol profissional da Colômbia. Já em 2000, o treinador Hernán Pacheco, escalou Falcao para jogar sete partidas no ano, com então 14 anos na época. No mesmo ano, Falcao marca seu primeiro e único gol no clube e seu primeiro da carreira, contra o Club El Cóndor.

 Em fevereiro de 2001, Falcao foi vendido ao River Plate da Argentina por 175 mil dólares. Ele começou sua carreira no Rio time juvenil, jogando na oitava divisão do futebol argentino. O treinador Leonardo Astrada deu a Falcao sua estréia profissional no Torneo Clausura de 2005, em um jogo que o clube perdeu por 2x1 ao Gimnasia.


Falcao ficou no plantel principal do clube durante o Torneo Apertura de 2005. Ele marcou duas vezes em uma partida pela primeira vez na Argentina, no dia 2 de outubro, em um jogo contra o Independiente, que terminou como uma vitória por 3x1 para o River. Ele repetiu o feito mais duas vezes durante o Apertura: contra Lanús, por 4x1, e contra o San Lorenzo, que venceu por 5x1. Isto trouxe sob a gestão de Reinaldo Merlo, a confiança que Falcao deu a que precisava para se estabelecer na equipe.



Mas, prolemas estavam chegando para ''El tigre''. No jogo contra o San Lorenzo, em novembro, Falcao lesionou os ligamentos do joelho direito e perdeu o restante do Apertura; em seguida, durante a pré-temporada de janeiro de 2006, ele sofreu danos mais graves ao mesmo joelho, que exigiu cirurgia e era esperado para mantê-lo fora por pelo menos seis meses.  Ele voltou para o campo em setembro, logo após o início do Torneo Apertura de 2006, em que ele fez 12 partidas pelo Ríver, mais como substituto do que como títular. Ele marcou apenas uma vez, para selar uma vitória de 2x0 contra o Rosario Central. Alguns dias antes, ele fez sua estréia na Sul-Americana, contra o Atlético Paranaense. Ele foi substituído ao intervalo, e o jogo terminou 2x2, sendo assim, o River foi eliminado no agregado, por perder o primeiro jogo por 1x0.  

 Em 2007, Radamel fez pouco no Torneo Clausura de 2007Ele marcou em apenas um dos oito jogos que disputou: dois primeiros gols do River no Racing Club por 4x2 fora de casa. Falcao marcou seu primeiro hat-trick em setembro de 2007, em um jogo histórico contra o Botafogo para progredir na Sul-Americana de 2007. Na semana seguinte, ele marcou seu primeiro gol em um Superclásico , o primeiro dos objetivos do River ao bater o Boca Juniors por 2x0.
Em 2008, o River rejeitou uma oferta do Milan de 15 milhões de dólares por Falcao, no início do ano. Ele era um jogador-chave do elenco de Diego Simeone, que levou ao River Plate o Torneo Clausura de 2008, o seu primeiro título nacional, e suas performances significava que ele estava na mira de vários clubes. No entanto, ele permaneceu com no River, que sofreu a pior campanha de sua história, terminando nas últimas posições do Torneo Apertura de 2008.
Em 2009, o River Plate teve um começo difícil: eles foram eliminados na fase de grupos da Libertadores e ganhou alguns jogos no início do Torneo Clausura de 2009. alcao García manteve o seu faro de gol, e foi fundamental nos planos de Nestor Gorosito, depois de ter amadurecido como um atacante ao longo dos dois anos anteriores, e terminou como artilheiro com 43 gols.
    
 Em 2009, Falcao é contratado pelo Porto de Portugal por 3 milhões de euros, após ser contratado pelo Benfica, rival do clube. Falcao já estreou marcando um gol contra o Paços de Ferreira, e se tornou um dos poucos jogadores a marcar 4 gols em 4 rodadas do campeonato português. Meses depois, Falcao já marca em sua estreia da Champions League contra o Chelsea. Passado meses, Falcao vira ídolo da torcida e ganha notoriedade no país e na Europa, terminando a temporada com a vice-artilharia do campeonato português e encerrando a temporada com 35 gols.

Na temporada 2010/2011, ''El tigre'' começa a temporada em forma e de maneira impressionante, marcando na Supertaça de Portugal um dos gols do título do Porto em cia de seu maior rival, o Benfica. No decorrer da jornada, Falcao marca muitos gols e faz uma impressionante Europa League, com 9 gols, sendo o artilheiro da competição. No jogo contra o Spartak Moscou, Falcao marcou um hat-trick e forneceu uma assistência na vitória por 5x1. No segundo jogo, ele marcou um gol e deu outra assistência, que teve Porto para a fase semi-final do torneio. Ele ainda acrescentou à sua posição como artilheiro da competição, marcando quatro gols no primeiro jogo da semi-final contra o Villarreal, um jogo que terminou 5x1 para o Porto. Na final da Europa League contra o Braga, que é também de Portugal, Falcao deu o título ao Porto com uma cabeçada certeira, estabelecendo uma marca de 17 gols em 14 jogos, superando a marca de Klinsmann de 15 gols.

 Devido a ótima temporada de Radamel Falcao, ele foi especulado em muitos clubes, até que em agosto de 2011, Falcao foi anunciado como jogador do Atlético de Madrid por 40 milhões de euros. O Atlético apenas contratou o colombiano para poder suprir a venda de Agüero, para o Manchester City. Fez sua estreia diante do Osasuna, no empate em 0x0. Marcou seu primeiro gol no segundo jogo, contra o Celtic, pela Europa League, no estádio Vicente Calderón. Em 18 de setembro, no jogo contra o Racing, marcou três gols.
Após um excelente campeonato espanhol, em que foi um dos artilheiros, na final da Europa League, o colombiano marcou dois dos três gols da vitória por 3-0 sobre o Athletic, assumiu a artilharia isolada do torneio, título conquistado pela segunda vez em três anos por parte do Atlético, que já havia sido campeão do torneio na temporada 2009/2010, sendo conhecido desde então como ''senhor europa''.
A temporada 2012/2013 começa de maneira fantástica para Falcao, que na Supercopa da UEFA, marcou 3 gols contra o Chelsea e garantiu o primeiro título dos 'Rojiblancos' na temporada. No dia 9 de dezembro de 2012 pelo campeonato espanhol, o Atlético de Madrid goleou o Deportivo La Coruña por 6x0, com Falcao marcando 5 gols na partida. Chamou a atenção de vários clubes grandes como Chelsea e Paris Saint-Germain. 
Depois de suas atuações foi especulado no Chelsea e Real Madrid e dias depois o técnico do Atlético de Madrid negou sua ida para o clube inglês. Fez o primeiro gol do Atlético de Madrid na vitória por 2x0 sobre o Zaragoza, marcando também contra o Rubin Kazan, mas sua equipe acabou eliminada por ter perdido o primeiro jogo por 2x0. Em 24 de fevereiro, Falcao marcou mais um para sua equipe contra o Espanyol jogo vencido por 1x0 fora de casa no Vicente Calderón. Em abril, segundo um jornal espanhol, Falcao estaria muito perto de ser contratado pelo Manchester United. Também foi especulado no Real Madrid e Chelsea. Fez mais dois gols entre 4 de 12 de maio, contra o Barcelona.

  Em 31 de maio de 2013, o novo clube multi-milionário do momento, o Mônaco, da França, anuncia a contratação de Falcao por 60 milhões de euros. Falcao estreia contra o Bordeaux marcando o gol da vitória aos 43 do segundo tempo. Ainda com problemas para se afirmar no Mônaco, Falcao consegue marcar ainda ao longo do campeonato contra o Montpellier, Lorient, PSG, Lyon e contra o Bastia.
Em partida do Monaco contra o Chasselay da segunda divisão francesa pela Copa da França em 23 de janeiro de 2014, Falcao sofreu lesão do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O tempo de recuperação poderia frustrar sua participação na Copa do Mundo pela seleção colombiana, mas conseguiu se recuperar para ao menos, jogar a Copa.

 Na seleção, Falcao García estreou contra o Montenegro e marcando o gol da vitória, na Copa Kirin, no Japão. O seu segundo gol saiu no final do ano contra o Peru em amistoso.
Pelas eliminatórias da Copa do Mundial de 2014, Falcao foi muito importante para a seleção se classificar em 2º lugar, marcando 9 gols e sendo o artilheiro da Colômbia.
Em 5 de fevereirode 2014, Falcao mesmo estando lesionado foi incluído na lista do técnico José Pekerman dos 30 convocados para a Copa do Mundo. Em março de 2014, a informação era de que Falcao é esperado para se recuperar plenamente em dois meses, com previsão de maio. Em 16 de maio no entanto, Falcao admitiu que seria "impossível" para ele chegar a copa do mundo em 100% , mas ainda tentar participar da copa do mundo de qualquer maneira. Ao mesmo tempo, ele começou a treinar novamente com seus companheiros de equipe Mônaco no mesmo dia.
Falcao não sabe se chegará a Copa em condições de ser o artilheiro que ele mostrou ao longo da carreira, mas sabemos que seu faro de gol pode ser a esperança colombiana do mundial, e ele é o líder dessa geração de jogadores, mas Falcao é mais do que isso, e o comandante do ataque colombiano.
 Os números de Radamel Falcao García pelos clubes:
Lanceros Boyacá:
Jogos - 8
Gols  - 2
River Plate:
Jogos - 90
Gols  - 34
Títulos: Primera Divísíon (2008)
Porto:
Jogos - 51
Gols  - 41
Títulos: Campeonato português (2010/2011), Taça de Portugal (2010, 2011), Supercopa de Portugal (2010, 2011), Europa League (2010/2011)
Atlético de Madrid:
Jogos - 68
Gols  - 52
Títulos: Europa League (2012/2013), Copa del Rey (2012/2013), Supercopa da UEFA (2012)
Mônaco:
Jogos - 17
Gols  -  9

Os números de Radamel Falcao García pela seleção colombiana:
Jogos - 51
Gols  - 20

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar