Últimas Notícias

Conheça o sistema de qualificação do atletismo para Rio 2016


O Comitê Olímpico da Turquia divulgou em seu site o documento oficial da IAAF relativo à qualificação do atletismo para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

O sistema individual de qualificação segue sendo os índices olímpicos, enquanto os revezamentos apresentam novidades: a partir de agora os oito países finalistas nas provas olímpicas do Mundial de Revezamentos 2015 garantirão lugar nas Olimpíadas do Rio, enquanto as oito vagas restantes serão definidas através do ranking mundial do período de qualificação.

O atletismo é o esporte com o maior número de atletas nos Jogos. Serão 2005 no Rio, sendo que a IAAF estabelece um limite de três atletas do mesmo país ou uma equipe de revezamento por evento. Diferente da maior parte dos esportes, a vaga conquistada é referente ao atleta, e os Comitês Nacionais só poderão interferir caso o número de atletas com índices exceda o limite.

O período de qualificação começa em 1º de janeiro de 2015 para os 10.000m, maratona, marcha atlética, eventos combinados e revezamentos, enquanto os demais eventos começam a valer a partir de 1º de maio de 2015. A lista de índices será divulgada no dia 15 de abril de 2015, e os atletas tem até 11 de julho de 2016 para estabelecer suas marcas.

Conforme divulgado previamente, o Brasil não possui vaga garantida em nenhum evento, e precisará buscar os índices assim como qualquer outro país. É importante observar que marcas alcançadas com o auxílio do vento nas provas de velocidade não serão validadas, assim como competições de pista curta abaixo dos 200 metros rasos ou em que a pista seja reduzida. 

Seguindo a sina de esporte mais democrático dos Jogos Olímpicos, o atletismo distribuirá convites nos eventos abaixo de 5.000m (eventos combinados também não recebem convites).

Você pode conferir o documento oficial divulgado pelo Comitê Turco clicando aqui.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar