Últimas Notícias

Coluna Lance Livre: Flamengo ou Paulistano?


Amanhã teremos a final do NBB, com mais uma vez tendo o Flamengo na final, que vai enfrentar o Paulistano na Arena HSBC, com transmissão da tv aberta (ALELUIA!), embora o Flamengo seja o favorito, não podemos deixar de lado esse ótimo time do Paulistano. Bem, vamos fazer um comparativo dos quintetos titulares dos dois times e dos técnicos dessa grande decisão:

Nicolas Laprovittola X Kenny Dawkins

O duelo estrangeiro na armação mostra dois craques de bola e bons pontuadores de suas equipes. Mas Laprovittola está em uma fase melhor e é mais decisivo para o Flamengo do que Dawkins para o Paulistano. Nico tem médias de 14.1 pontos por jogo e 4.9 assistências por jogo, é rápido, habilidoso, distribui muito bem o jogo e fez uma série muito boa contra o Mogi. Dawkins tem uma ótima média também, 12.1 pontos e 3.2 assistências por jogo, tirando a primeira partida contra o São José, Dawkins fez uma série fraca. Nesse duelo, Nico leva vantagem

Marcelinho Machado X Pedro

A experiência contra a juventude nesse duelo. 12 anos separam Marcelinho e Pedro. Marcelinho é craque, cestinha nato e pode decidir o jogo, sua média de 17.3 pontos por jogo mostra por si só. Mas ele foi muito bem marcado na série com o Mogi e tem um bom jogador o marcando também, que é o Pedro, que é um bom jogador na marcação. Mas Marcelinho, pelo o histórico e bagagem, deve levar vantagem.

Marquinhos X Desmond Holloway


O confronto mais equilibrado. Holloway é o craque do Paulistano, é o nome que pode desequilibrar e decidir para o time paulista. Ele jogou muito na semifinal contra o São José, principalmente no jogo 5, tem 18.1 pontos por jogo e um arsenal de cestas. Mas o Flamengo tem Marquinhos, que está mais descansado do que os outros pois só jogou o segundo turno do NBB, e desde então tem jogado muito, um basquete de alto nível, está jogando demais. Mas eles quase se equivalem, com uma leve vantagem para o Marquinhos.

Olivinha X Pilar

Outro bom duelo, com Olivinha e Pilar, dois alas pivôs experientes, carregadores de piano e que podem incendiar seus times quando precisam. Nos valores indivíduais, Olivinha se sobressai pela técnica e pela garra que ele aplica quando disputa um jogo decisivo.

Meyinsse X Mineiro

Um bom duelo de força física no garrafão com esses dois. Meyinsse é atlético, defende bem e quando está inspirado, vira o Serge Ibaka e sai distribuindo tocos adoidado. Mineiro é mais alto, arremessa bem e é um bom defensor. Mas Meyinsse é outro que leva vantagem nesse duelo.

Banco:

Temos um bom duelo no banco também. Se no Flamengo Gegê, Crisitano Felício, Shilton  e Washam entram sempre bem no jogo, o Paulistano não fica atrás com César, Artur Pecos, Thiago Labbate e Renato Carbonari. São bons jogadores, mas o banco do Flamengo é um pouco mais qualificado do que o banco do Paulistano


José Neto X Gustavo de Conti

Os dois principais expoentes da nova geração de técnicos estão na final. E ambos são auxiliares de Magnano na seleção. Embora De Conti tenha ganho o prêmio de melhor técnico, José Neto é mais qualificado. Neto tem um elenco mais qualificado, mas isso não quer dizer que o trabalho é mais fácil, afinal, tem que gerir que seus craques sejam unidos e tenham cada um o seu tempo pra brilhar. Já De Conti conseguiu fazer um elenco coeso e homogêneo, que nos valores indivíduais pode ser mais fraco, mas taticamente é muito forte. Será um duelo interessante.

Conclusão: Como disse na parte dos técnicos, enquanto o Flamengo individualmente é muito melhor, o time do Paulistano tem como vantagem a força coletiva. E mesmo com o Flamengo estar 2 a 0 no confronto direto, ainda acho que o Paulistano ainda pode surpreender, mais até do que o Uberlândia no ano passado.

ShotClock

-Você já sabem que o assunto da próxima semana deverá ser a final da NBA. E que bom que as finais da conferência ainda estejam em aberto. Ibaka se recuperou milagrosamente e está dominando o garrafão defensivamente e o San Antonio precisa de um antídoto contra ele rápido(Edit: Quem diria que o antídoto fosse Matt Bonner!) E o Miami deve fechar a série no jogo 6, apesar de todo o esforço do Indiana. Se Roy Hibbert não fosse tão soft...

- Que bom que o Flamengo vai disputar dois jogos contra times da NBA na pré temporada. Acredito eu que serão duas lavadas, mas vai ser ótimo para os jogadores terem essa experiência com os caras que fazem o melhor basquete do mundo.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar