Surto História - Laszlo Papp, o primeiro grande boxeador olímpico - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Surto História - Laszlo Papp, o primeiro grande boxeador olímpico

Compartilhe
Foto: Autor Desconhecido
Laszlo Papp foi uma das grandes figuras do boxe no cenário olímpico. Conquistou a medalha de ouro na categoria de peso médio, e mais dois ouros conquistou em Helsinque-1952 e Melbourne-1956, como meio-leve. A sua projeção internacional espalhou-se de tal forma que o governo húngaro permitiu que se tornasse o primeiro desportista profissional dos países do bloco comunista.

E com Laszlo Papp acabou por fazer acordo rentabilíssimo para ambas as partes: os seus prêmios e cachês teriam como destino o governo da Hungria, que lhe pagaria de volta um salário mensal 10 vezes superior ao do... presidente da república e, além disso, mais 10 por cento sobre todos os ganhos das suas lutas no estrangeiro. O boxeador costumava dizer: "Luto por dinheiro mas não vivo obcecado por isso porque sei que nenhum homem poderá comer mais de três quilos de bife do lombo por dia.".

Campeão europeu de pesos médios em 1962, dois anos depois, havia agendado combate pelo título mundial com o americano Joey Giardelli mas o governo húngaro, temendo que, aos 38 anos, perdesse o fabuloso recorde de 29 combates sem uma única derrota, retirou-lhe provisoriamente o passaporte, impediu-o de viajar, e o obrigou a se aposentar, assumindo, então, o cargo de técnico nacional de luta, continuando a ter salário de chefe de estado.

Esta matéria é uma adaptação de reportagem da série "O Século XX do Desporto", do jornal português A Bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário