Últimas Notícias

Quero sediar os Jogos de 2020 - Madri







A capital espanhola tenta pela terceira vez sediar o evento esportivo mais importante do mundo. Madri chega pela terceira vez na disputa final para sediar os Jogos Olímpicos (2012,2016 e agora 2020).

A candidatura espanhola está no meio de uma crise econômica e social, que pode dificultar as suas possibilidades de vitória. Mas agora o Surto mostra no que consiste o projeto Olímpico de Madri.

RISCO FINANCEIRO 

De acordo com o dossiê oficial apresentado ao Comitê Olímpico Internacional, as razões para Madri sediar os Jogos Olímpicos são "Trazer os valores Olímpicos para as pessoas, dividir a paixão pelos esportes com uma nova geração de atletas do mundo, intensificando a integração através do esporte e entusiasmar os mais jovens." e o mais importante: "Estimular a economia e o desenvolvimento da cidade.", pois segundo a candidatura da cidade, esse evento irá energizar a economia local e o fluxo comercial, gerando empregos e trazer investimentos.

Aparentemente o fator econômico é o mais importante dessa candidatura. Isso acontece em razão da Espanha estar sofrendo a pior crise nas últimas décadas, gerado por um baixo crescimento econômico desde 2008, quando o mundo entrou em dificuldades financeiras. Esta crise persiste até hoje e gerou uma crise inflacionaria e bancaria que resultou o maior desemprego da Europa. A estimativa é de que no primeiro quadrimestre de 2013, 6 milhões e 200 mil pessoas estejam desempregadas, um recorde para um país que possui um nível econômico aceitável no continente mais rico do mundo.

Entretanto, o COI admitiu no seu relatório de avaliação das candidaturas que a de Madri está sob um risco econômico, que deve ser controlado nos próximos 7 anos, no contexto da economia espanhola, que segundo o governo local, mostra sinais de recuperação, somadas as garantias propostas pelas autoridades.

Sobre o orçamento dos Jogos, o dossiê apresentado em Lausanne (SUI) disse que a organização pretende que o financiamento seja realizado pelo poder público, com o apoio de empresas privadas de vários setores e cm o dinheiro vindo do COI. De qualquer forma, a segurança financeira, que é oferecida pela candidatura, é motivada pelo menor orçamento estimado a ser utilizado nos Jogos Olímpicos, significantemente menor que as suas concorrentes em razão de Madri ter 80% dos locais de competição e 90% da infra-estrutura necessária já prontos.

Assim, são estimados que 1.516 bilhões de Euros serão investidos entre pessoal, publicidade, administração, tecnologia, aluguel e manutenção dos locais de competição, Vila Olímpica e outros prédios. 

Estima-se ainda que 320 mil empregos serão criados.



EXPERIÊNCIA ESPORTIVA E ORGANIZAÇÃO DE ALTO NÍVEL 

A Espanha organizou um total de 77 campeonatos mundiais e 85 campeonatos europeus de esportes Olímpicos nos últimos 10 anos. De acordo com o comitê da candidatura "O esportes e tornou um projeto de desenvolvimento social e cultural" e que a organização desses eventos "contribuiu para um legado de conhecimento e infraestrutura para as próximas gerações." Isto mostra que, pelo critério das federações internacionais, elas mantém confiança na capacidade organizacional do país, pois a Espanha foi sede de seis campeonatos mundiais nos últimos três anos e irá sediar os Jogos Mediterrâneos em 2017, na cidade de Tarragona.

Obviamente, não esqueçamos que a Espanha já organizou uma edição dos Jogos Olímpicos: em Barcelona, no ano de 1992, que foi considerada a melhor edição dos Jogos no século XX.

Sobre a experiência esportiva, o que o COI leva muito em conta na escolha, a Espanha conquistou 37 medalhas de ouro, 59 de prata e 36 bronze nas 22 edições dos Jogos Olímpicos que disputou., sendo a 26ª nação no Quadro de Medalhas dos Jogos Olímpicos. Isso demonstra o potencial Olímpico e ajuda a candidatura da cidade perante os membros do COI.



OS JOGOS MAIS COMPACTOS DA HISTÓRIA? 

O projeto de Madri para os Jogos de 2020 apresenta uma particularidade em relação a distribuição dos locais de competição. De acordo com o dossiê, a organização seguiu as opiniões dos atletas Olímpicos para oferecer uma "condição excepcional para eles conquistarem a sua melhor performance e tornar os seus objetivos reais." Assim, foi proposto minimizar o tempo de deslocamento dos atletas, pois, todo local de treino e competição ficará a menos de 20 minutos de distância da Vila Olímpica.

Os locais de competição serão divididos em três zonas:

1 - Zona do Campo das Nações: Localizada no Leste de Madri, será o centro da transformação urbana da capital espanhola e será o local do Parque Olímpico. Nesse local acontecerão as Cerimônias de Abertura e Encerramento, competições de: Atletismo, Ciclismo (Pista e BMX), Ginástica (Artística, GRD e Trampolim), Hóquei na Grama, Natação, Nado Sincronizado, Polo Aquático, Saltos Ornamentais e Vôlei.

O maior centro de exposições de Madri também será construído nessa área, o IFEMA, que sediará as competições de Badminton, Boxe, Esgrima, Levantamento de Peso, Judô, Taekwondo, Tênis de Mesa e, caso permaneça no programa Olímpico, a Luta.

O IBC (Centro Internacional de Midia também estará localizado nessa zona.



2 - Zona Manzanares: Situada em uma zona de regeneração ambiental na zona oeste da cidade. Fica às margens do Rio Manzanares, que atravessa Madri. O local tem vários espaços verdes que estão sendo recuperados pelo governo. Golfe, Hipismo, Pentatlo Moderno, Tiro com Arco, Handebol, Ciclismo (Mountain Bike) e Triatlo acontecerão lá.



3 - Sedes Individuais: São locais no centro da cidade que receberão as competições de Futebol (Santiago Bernabeu), Tênis, Ciclismo (Estrada), Basquete e Vôlei de Praia.



4 - Sub-sedes: Foram escolhidas algumas cidades, turisticas e como atrativos culturais, além de serem ligadas a Madri por trens de alta velocidade, para receberem algumas competições, são elas:

- Paracuellos de Jarama: A 20 km de Madri, receberá os eventos de tiro esportivo.
- Getafe: Serão em Getafe a Canoagem Sprint, Remo e Natação (Maratona Aquática)
- Valência: O Porto de Valência receberá o iatismo.
- Barcelona, Valladolid, Zaragoza, Cordoba e Malaga: Essas cinco cidades receberão os jogos de Futebol.



DESTAQUES

O Comitê de Avaliação do COI expressou satisfação com o projeto de Madri em muitos aspectos. Por isso, a candidatura espera por um bom resultado na votação a ser realizada no começo do mês que vem.

De acordo com o COI, o mais importantes itens da candidatura de Madri são a segurança, o controle anti-doping, o sistema de transporte e a infra-estrutura.

Sobre o sistema de segurança, o comitê de avaliação admitiu que o projeto é claro e excelente, quanto ao controle do doping nos Jogos, o projeto chamou a atenção o fato de que a lei local será de acordo com o Código Anti-Doping da WADA.

Finalmente, o fato dos Jogos serem "compactos" foi destacado em face das garantias financeiras dadas. Isso acontece em virtude da já existência da maioria dos locais de competição, da grande capacidade dos hotéis, e do robusto sistema de transporte da cidade.


Fontes: 20minutes.es, Dossiê Oficial da candidatura de Madri, LaVanguardia.com e Marca.com 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar