Desde 2000, Luís Scola é o jogador da NBA que mais defendeu sua seleção







Um levantamento realizado pelo site Hoopshype, especialista na cobertura de basquete nos Estados Unidos, concluiu que, desde o ano 2000, nenhum jogador atualmente na NBA vestiu mais vezes a camisa de sua seleção do que Luis Scola. O argentino supera outros nomes freqüentes em competições internacionais, como os irmãos Gasol, Boris Diaw e Tiago Splitter.

Nos últimos 13 anos, segundo o levantamento, Scola defendeu a Argentina em 12 competições internacionais, entre torneios de base, competições regionais, mundiais e Olimpíadas. O número supera as 11 aparições de Pau e Marc Gasol, além de José Calderón, que aparecem em segundo na lista.

Neste período, o ala/pivô não vestiu a camisa azul e branca apenas em 2005, ficando fora da Copa América daquele ano. Scola voltou a aparecer em 2006, para a disputa do Mundial.

O primeiro brasileiro que aparece na lista é Tiago Splitter, que aparece dividindo a quinta colocação com o francês Boris Diaw, com dez competições internacionais disputadas desde 2000.

Logo atrás, todos empatados com nove aparições, estão o francês Tony Parker, o argentino Pablo Prigioni, o espanhol Victor Claver, o portorriquenho JJ Barea, o russo Andrei Kirilienko, e o iraniano Hamed Haddadi.

O primeiro norte-americano a aparecer na lista é Carmelo Anthony, na 29ª colocação. O jogador, hoje no New York Knicks, defendeu os Estados Unidos em seis competições, sendo três vezes em Olímpíadas – conquistando bronze em 2004 e ouro em 2008 e 2012. Outros astros como LeBron James e Kobe Bryant aparecem na 38ª e 75ª posições, respectivamente com cinco e três aparições com a camisa do time nacional.

Além de Splitter, os demais brasileiros na lista são Leandro Barbosa (13º colocado – 8 aparições), Anderson Varejão (21º – 7) e Nenê Hilário (54º – 4).

Fonte:Basketeria

Postar um comentário

To Top