Últimas Notícias

Morre o maratonista Alan Mimoun



Morreu ontem, o campeão Olímpico da maratona de Melbourne 1956, Alan Mimoun (FRA).

Nascido na Argélia, quando ainda era colônia da França, Mimoun chegou a servir ao exercito francês na II Guerra Mundial, e foi durante a guerra que ele descobriu a sua paixão por corridas.

Na batalha de Monte Cassino, em 1944, o pé de Mimoun foi muito ferido e chegou-se a temer pela amputação de sua perna. Felizmente isso não aconteceu e após a guerra, ele entrou para um clube de atletismo.

Em Londres 1948, Mimoun fez sua estreia em Jogos Olímpicos, quando foi medalha de prata nos 10.000m, ficando atrás da Locomotiva Tcheca, Emil Zatopek (CZE). Em Helsinque 1952, novamente ele ficou atrás de Zatopek nos 5.000m e 10.000m.

Em Melbourne 1956, finalmente Mimoun conquistou o ouro, só que na Maratona. Zatopek terminou em 6º lugar. Detalhe, na noite anterior a prova, Minoun soube que sua esposa havia dado a luz a uma menina, que foi batizada de Olympus.

A última aparição de Mimoun em Jogos foi em Roma 1960, aos 39 anos. Terminando em 34º lugar na Maratona.

Mimoun ainda corria entre 15 e 25 kms por dia.

Mimoun tinha 92 anos.

Abaixo, segue o vídeo com os melhores momentos da vitória de Mimoun em 1956:




Fonte: IAAF.org



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar