Últimas Notícias

Coluna Lance Livre: Flamengo ou Uberlândia?






Neste sábado às 10 horas da manhã, Flamengo e Uberlândia definem em jogo único (uma pena) quem será o campeão do NBB, com transmissão da TV Globo (aleluia!). Esse jogo na arena HBSC coroará ou um novo campeão do NBB ou um bicampeão da mesma. Flamengo e Uberlândia já decidiram um campeonato brasileiro em 2004, com vitória para os mineiros e agora os rubro negros tentarão a revanche. Vamos fazer um comparativo das equipes para ver quem tem maias garrafas vazias para vender:

Armador:
Kojo: 28 anos, 1,85m, 37 partidas, 24.1 mpp, 10.3 ppp, 3.3 app
Valtinho: 36anos, 1,85m ,22 partidas, 29.9 mpp, 8.5ppp, 5.app

Kojo é um armador que não faz uma armador clássico distribuidor de jogo. Bom defensor, pontua razoavelmente, mas como o Flamengo é um time que divide os fundamentos, Kojo não tem um número tão grande como seu adversário, apesar dele ser o líder do time nesse fundamento. Valtinho, mais experiente e mais organizador, passou a ter mais tempo após o problema que Helinho teve e vem correspondendo muito bem. Vai se rum duelo equilibrado entre os armadores

Ala armador
Vitor Benite: 23 anos, 1,90m, 41 partidas 28.6mpp, 13.2 ppp,
Robby Collum: 32 anos, 1,83m, 28 partidas 36.6 mpp, 13.5ppp

Vitor Benite é duvida pro jogo, mas se jogar, será de grande valia. Ele é uma jovem revelação do basquete brasileiro que teve a missão de substituir Marcelinho Machado, que se contundiu gravemente e ficou fora do NBB. Benite é o maior ladrão de bolas do Flamengo, e ainda é um do sprincipais pontuadores do time e com certeza será uma das armas do time na final. Robby Collum também é um craque, que raramente sai de quadra, é um excelente ladrão de bolas além de ser o principal assistente do time, com 5.8 por jogo.  Outro confronto que será muito interessante.


Ala
Marquinhos: 29 anos, 2,07m 42 partidas 31.5 mpp 20.4 ppp
Robert Day: 31 anos, 1,97m 42 partidas 34.5 mpp 18.1 ppp

O duelo dos cestinhas. Marquinhos liderou o Flamengo após a contusão de Marcelinho e foi um dos responsáveis pela grande campanha do time no NBB. Realmente é o cara a ser parado no Flamengo. Assim como Robert Day é o cara a ser parado no Uberlândia. Day é o cara nos 3 pts e a marcação sobre ele será fundamental. Marquinhos é mais completo e fica difícil marcá-lo, mas não impossível.

Ala-pivô
Olivinha: 30 anos, 2,03m 42 partidas, 28.9mpp, 13.5ppp, 8.1 rpp
Gruber: 28 anos, 2,05m , 42 partidas, 29.9mpp, 15.2ppp

O duelo dos segundos cestinhas. Olivina e Gruber são a válvula de escape de suas equipes quando Marquinhos e Day estão muito marcados, eles correspondem. Mas Olivinha leva uma leva vantagem, pois é um monstro nos reobtes, ao contrário de Gurber, que tem apenas 4.8 rebotes por jogo.

Pivô
Caio Torres: 25 anos. 2,11m, 42 partidas, 25.0mpp, 13.2ppp, 6.7rpp
Cipolini: 26 anos, 2,03m 42 partidas, 27.1mpp, 14.9ppp, 5.9rpp


Caio Torres, recebeu um efeito suspensivo e vai jogar a final do NBB e tudo que o Flamengo precisava para dominar o Garrafão. Caio estando bem, será difícil pará-lo.Cipolini é um bom pivô, que vem fazendo um excelente NBB e terá que abusar da velocidade, ponto fraco de Caio Torres, pra se dar bem em cima dele.

sexto homem
Duda: ala-armador, 30 anos, 1,91m, 42 partidas, 19.8mpp, 10.7 ppp,
Audrei: ala-armador, 28 anos, 1,95m,41 partidas, 23.7mpp, 9.8ppp

Os dois já fizeram das suas na suas séries semifinais. Audrei marcou 23 pontos no primeiro jogo contra o Bauru e Duda fez 26 contra o São José no jogo 5. São jogadores que entram no jogo para incendiá-lo, tem que entrar e acertar os arremessos e quebrar as defesas e nessa final, eles serão exigidos mais do que nunca.

Técnicos

José Neto: 36 vitórias, 6 derrotas
Hélio Rubens: 31 vitórias, 11 derrotas
Confronto direto: 28/01 Uberlândia 78x87 Flamengo, 18/02 Flamengo 79x66 Uberlândia

O duelo da nova contra a antiga geração de técnicos. Se José Neto é a renovação do basquete, Hélio Rubens é história do basquete, não é à toa que é chamado de Phil Jackson brasileiro. Mas Hélio sabe que o jogo do Uberlândia não se encaixa com o do Flamengo e vai ter que fazer algo para anulá-los. Tem a vantagem do desfalque do Caio Torres, mais ainda tem Marquinhos, que foi cestinha dos dois confrontos entre Flamengo e Uberlândia no NBB, para parar. E José Neto tem que aproveitar o fator casa, a torcida lotando o ginásio, para ser avassalador no ataque e na defesa.

Aposta: aposto na vitória do Flamengo, mas Uberlândia não será presa fácil, será um jogo muito difícil.

Shotclock

- A NBB divulgou os finalistas do prêmios do campeonato e eu vou dar meus palpites:
Seleção do campeonato
Armador: Fúlvio - jogou muito, melhor armador no Brasil atualmente.
Alas: Marquinhos e Robert Day - São os caras de seus times, não precisa dizer mais nada.
Pivôs: Caio Torres e Cipolini - Faltou o olivinha nessa lista, mas então ponho Cipolini pelo excelente NBB que fez ao lado 'Shaq' Torres

MVP: Marquinhos, a não ser Robert Day tenha uma atuação mágica na final.
Melhor Defensor: Alex Garcia - sem discussão,né?
Destaque sub 21 - Ricardo Fischer - Jogou muito no Bauru.
Jogador que mais evoluiu - Gui Deodato - Outro que jogou demais nesse NBB
Sexto homem: Duda - Depois de várias temporadas sendo questionado, ele resolveu jogar e muito.
Melhor Técnico - José Neto. Mas Hélio Rubens merecia estar na disputa.

- Enquanto o Miami sofre pra passar pelo Indiana, se passar, o San Antonio comemora por ter tempo para descansar seus jogadores. Quero ver como vão parar Tony Parker, Duncan e cia.

- FORÇA OSCAR!

Fotos: Divulgação/NBB, Alexandre Vidal/ Fla imagem, Raphael Oliveira/EAZ

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar