Últimas Notícias

Prefeito Eduardo Paes diz que Jogos do Rio serão mais impactantes que os de Londres





Com as lições tiradas de Londres, o prefeito Eduardo Paes acredita que os Jogos Olímpicos do Rio serão mais impactantes do que os organizados pelos britânicos. Nesta segunda-feira, durante seminário "2016 é agora" promovido pelos jornais O Globo e Extra, ele ressaltou o poder de transformação para a cidade e a necessidade de criar uma cultura de planejamento, de pouco gasto de recursos públicos potencializando o capital privado, investimento nas pessoas, estímulo a novos negócios e maximização da imagem do Rio.

Para o prefeito, as Olimpíadas "não podem ser como festa em casa de solteiro: se arruma tudo no dia e depois volta a ser bagunça". Ele também falou sobre a questão do Autódromo de Jacarepaguá, que dará lugar ao Parque Olímpico. Garante que até o fim do mês tratará com o Ministério do Esporte sobre a construção do novo autódromo, em Deodoro, como reivindica a Confederação Brasileira de Automobilismo. A expectativa é que as obras sejam iniciadas até abril de 2013 com a ajuda de um patrocinador.


"Foi um erro de todos, mas prometo dar todo apoio ao automobilismo carioca até termos um novo local da qualidade que o Rio merece. Ainda temos os problemas das licenças todas que são necessárias" - disse.

 O Ministério Público questiona a decisão do estado e do Instituto Nacional do Ambiente (Inea) em dispensar o estudo de impacto ambiental para a autorização da implantação do autódromo na região escolhida. Paes tem buscado o diálogo. Sobre a possibilidade de questões judiciais virem a atrapalhar o andamento do trabalho, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que "não há como tirar o direito das pessoas que querem discutir seus direitos".

"O que temos que fazer é gerenciar e enfrentar os problemas quando eles aparecerem. Na organização dos Jogos precisamos ter adrenalina de atleta antes de uma final para gerenciar problemas."

O de última hora diz respeito ao Maracanãzinho. De acordo com a minuta do edital de concessão do Complexo Maracanã divulgado na segunda-feira passada pelo governo do estado, o ginásio teria a capacidade reduzida e não atenderia à exigência de 12 mil lugares feita pelo Comitê Olímpico Internacional para ser a sede do vôlei. Nuzman diz que ainda aguarda a análise do edital para se pronunciar. Com relação ao rúgbi, o Vasco terá até do dia 31 de outubro para apresentar o projeto aos organizadores.

Apesar dos problemas, Adam Williams, diretor da AECOM, responsável pelo masterplan do Parque Olímpico de Londres, acredita que o Rio tem tudo para fazer grandes Jogos e que há grandes semelhanças com Barcelona. Ele lembra que o mais importante é cumprir os prazos.

 "Acho muito sensata essa parceria público-privada e excelente a construção de um centro de treinamento. Acho que a cidade tem energia e aqui todos sabem e perguntam sobre as Olimpíadas. Em Londres tinha gente que nem sabia que os Jogos seriam lá" - afirmou.

Em novembro, o Rio 2016 participará da reunião onde o comitê organizador londrino (Locog) irá transmitir dados sobre tudo o que deu certo e o que poderia ter sido feito melhor para os brasileiros. Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB, já sugeriu que os organizadores façam uso de um programa de hospedagem gratuita semelhante ao usado na edição deste ano. Organizado por uma ONG, ele oferece acomodação para integrantes da família olímpica. A experiência foi aprovada por Marcos Felipe Magalhães, professor de marketing da entidade, que durante as Olimpíadas foi recebido por um casal aposentado que trabalhou como voluntário.

 "Acho que o serviço daria certo no Rio. Eles dão a casa e o café da manhã, e é uma maneira interessante de viver os Jogos porque são selecionadas pessoas ligadas ao evento. Consegui ingressos para levá-los a uma partida um dia e ficaram felizes da vida" - disse.

Fonte: Globoesporte.com


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar