Últimas Notícias

Mundial de Futsal 2012 dá mostras do crescimento da modalidade ao redor do planeta



O futsal é uma modalidade em expansão e o Mundial que começa nesta quinta-feira, na Tailândia, será mais uma prova desta diversidade. É verdade que, nas seis edições anteriores, só duas selecções, Brasil e Espanha, conseguiram chegar ao título, mas este é um torneio em que, por exemplo, o Irã tem a banca de ser a sétima melhor seleção do mundo (no ranking FIFA de futebol é apenas o 58°) ou em que o representante da Oceânia são as Ilhas Salomão.

Segundo um estudo recente da FIFA, a expansão da modalidade, que se calcula ter cerca de 30 milhões de praticantes, a cada dia mais vem crescendo em outras partes do mundo. Em relação a 2006, mais 23 países entraram na lista dos que praticam futsal, o que corresponde a uma evolução de 18%; o crescimento mais significativo ocorreu em África (de 21% para 53% dos países tem federados). Para este Mundial, participaram na qualificação 118 selecções, mais 18 do que as que tentaram o apuramento para o Mundial do Brasil, em 2008. Ainda de acordo com o mesmo estudo, entre os 150 países praticantes, 116 têm, pelo menos, um campeonato nacional.

Apesar do seu alcance global, o futsal ainda não é um esporte olímpico, pois sua vertente feminina ainda está engatinhando. “Para que o futsal esteja nos Jogos Olímpicos, a parte feminina tem de crescer mais. É uma aposta, mas ainda não há campeonatos mundiais, nem continentais para as mulheres”, declarou o dirigente português Alípio Matos.

Para esta sétima edição do Mundial de Futsal, o Brasil, atual campeão do torneio volta a ser o grande favorito ao pentacampeonato – e é a única seleção que terminou sempre no pódio. O Brasil terá a seguinte equipe para o torneio: Goleiros: Guita (Orlândia), Tiago (Joinville) e Franklin (Corinthians); Fixos: Ciço (Orlândia), Neto (Joinville) e Rodrigo (Carlos Barbosa); Pivôs: Simi (Corinthians), Jé (Orlândia) e Wilde (Barcelona-ESP); Alas: Ari e Gabriel (Barcelona-ESP), Vinicius (Orlândia), Fernandinho (Dinamo Moscou-RUS) e o Falcão (Orlândia). O Brasil integra o grupo C da competição, ao lado de Japão, adversário da estreia, amanhã, a Líbia, dia 4 (domingo) e Portugal no dia 7 (quarta-feira).

Os principais adversários, que são os espanhóis, estarão com a seguinte convocação - entre eles, dois jogadores brasileiros: Goleiros: Juanjo Angosto (Inter Movistar), Cristian Domínguez (Barcelona) e Rafa Fernández (Elpozo Murcia); Fixos: Carlos Ortiz (Inter Movistar), Jordi Torras (Barcelona) e Kike Boned (Elpozo Murcia); Pivôs: Borja Blanco (Marca Trevigiana), Álvaro Aparicio (Inter Movistar), Sergio Lozano (Barcelona), Miguelín Sayago (Elpozo Murcia), Jesús Aicardo (Barcelona), Alemão (Dinamo Moscou-RUS) e Lin (Barcelona); Ala: Fernandão (Barcelona). A Espanha está no Grupo B e encara o Irã na sexta-feira, Panamá no dia 5 (segunda-feira) e Marrocos dia 8 (quinta-feira). Teoricamente, grupo mais fácil do que o do Brasil.

A tabela completa você encontra nesse link e o Surto Olímpico irá falar das partidas durante o campeonato inteiro, mesmo o Futsal ainda não ser um esporte olímpico.

Com fragmentos adaptados do Jornal Público (Portugal)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar