Últimas Notícias

Feras Olímpicas - Jim Thorpe



James Francis Thorpe nasceu em 1888, em Oklahoma, nos Estodos Unidos. Era filho de irlândes e índia norte-americana. A descoberta para o esporte aconteceu na escola, após superar as marcas da equipe de atletismo em várias modalidades. Mais surpreendente, foi Thorpe vencer sem nunca ter treinado.

Devido a facilidade em várias modalidades, a delegação norte-americana inscreveu Thorpe no pentatlo e decatlo, competições de cinco e dez provas. Resultado: nas duas Thorpe conquistou ouro, vencendo 8 das 15 provas. Era o primeiro grande herói norte-americano do atletismo. Jim Thorpe foi completo. Vencia corridas de velocidade e de resistência, saltos e arremessos.

Os Jogos firmavam o compromisso olímpico de atletas amadores, sem chances para profissionais. Jim Thorpe foi alvo de preconceito. Membros do Comitê Olímpico dos Estados Unidos foram implacáveis. Acusaram Thorpe, herói de Estocolmo, de atitude profissional. 


A justificativa era a denúncia que Jim jogara beisebol, em 1910, em troca de vinte dólares. Thorpe negou o recebimento do dinheiro. Ninguém acreditou no primeiro grande campeão olímpico. Ele foi obrigado a devolver suas medalhas. Outro duro golpe: o Comitê Olímpico Internacional retirou seu nome dos registros oficiais da história olímpica.

No entanto, os Jogos Olímpicos de 1912 ainda são lembrados como as Olimpíadas de Jim Thorpe. De volta aos Estados Unidos, Thorpe acabou se tornando um atleta profissional de verdade, e foi um excelente jogador profissional de futebol americano e beisebol, mantendo a fama por muito tempo. O atleta conseguiu ainda, ganhar algum dinheiro.

Thorpe morreu em 1953, pobre e solitário. O reconhecimento olímpico veio tarde demais. Somente em 1982, o COI restituiu as medalhas de ouro a seu legítimo dono. Jim Thorpe, o lendário índio, que um dia ousou ir mais longe, além das cercas das reservas de Oklahoma.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar