Últimas Notícias

O primeiro campeão olímpico de ciclismo de estrada

Aristidis Konstantinidis. Foto: Reprodução

Por Aldir Junior (@aldirjunior)


Aristidis Konstantinidis provavelmente não será lembrado pelo grande público como uma lenda olímpica, mas certamente tem seu nome escrito no topo da lista dos medalhistas olímpicos do ciclismo de estrada.

Não, Aristidis não detém nenhum recorde olímpico ou possui alguma história de superação, mas foi o pioneiro em sua modalidade a receber a medalha de ouro. Competindo em seu país, em Atenas, na Grécia, em 1896, Konstantinidis competiu na prova de pista nos 10 km, 100 km e na estrada, aonde obteve sua maior conquista.

Nas provas de pista o grego não foi bem, e terminou na quinta colocação nos 10 km depois de colidir com o compatriota Georgios Kolettis e não completou os 100 km. 

Entretanto, no percurso de 87 km entre Atenas, Maratona e novamente Atenas no dia 12 de abril daquele ano, Konstantinidis disputou a modalidade com mais quatro compatriotas, o alemão August von Godrich e o britânico Edward Battel. O ciclista local esteve sempre na liderança da prova até a volta de Maratona para Atenas, quando sua bicicleta quebrou e deu a oportunidade de Battel o ultrapassar, porém, ambos caíram antes do final, mas o acidente do britânico foi mais grave, fazendo-o ficar atrás até mesmo de Godrich.

Konstantinidis ficou com caminho limpo para conquistar a primeira medalha de ouro olímpica do ciclismo de estrada, finalizando cerca de 20 minutos a frente de von Godrich, que ficou com a medalha de prata, enquanto Battel levou a medalha de bronze.

Alguns boatos dão conta de que Konstantinidis terminou os 87 km com uma bicicleta emprestada por alguém do público que assistia o evento depois dos problemas que teve durante o percurso, mas não se sabe a veredicidade desta história.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar