Últimas Notícias

A modalidade da vez: Pentatlo Moderno

                                             
                
 O Pentatlo era uma das modalidades que eram disputadas nos Jogos Antigos, mas composto por modalidades diferentes do atual Pentatlo Moderno. O Pentatlo incluía uma corrida curta, salto, arremessos de dardo, arremesso de disco e luta. O Barão de Coubertin, criador do Pentatlo Moderno conseguiu incluir a modalidade no programa olímpico nos jogos de Estocolmo 1912. O feminino só entrou no programa a partir de Sydney 2000.
 A premissa básica do Pentatlo Moderno é a de que um soldado é ordenado para entregar uma mensagem, ele  começa cavalgando em um cavalo que não conhece, mas é forçado a descer do animal e lutar com espadas. Ele escapa mas é emboscado e tem de escapar atirando com uma pistola. Então ele nada através de um rio e termina sua tarefa correndo uma longa distância através do rios. Formando as cinco modalidades: Hipismo, Esgrima, Tiro Esportivo, Natação e Atletismo.
 De acordo com os regulamentos atuais:

- Esgrima - Os atletas utilizam a Espada e todos os atletas se enfrentam. Quem acertar uma vez o outro vence, se em 1 minuto ninguém conseguir acertar, ambos perdem.
- Natação - São disputados os 200m Freestyle.
- Hipismo - Concurso de Saltos utilizando uma pista entre 350-450m, composto por obstáculos (entre 12 e 15) e os cavalos são sorteados apenas 20 min antes de começar a competição.
- Corrida e Tiro - Eis a maior mudança no Pentatlo Moderno. Até 2008 eram disputados separadamente, mas desde Novembro desse mesmo ano o formato foi alterado e ambas vão ser disputadas em conjunto. Serão três rounds de tiros, cada uma seguida de uma corrida de cross country de 1000m.

 Excetuando a Esgrima, onde há uma competição direta entre os atletas. As demais pontuações são dadas de acordo com a performance de cada atleta na respectiva modalidade.

- Fato
 Andrei Moseiyev (RUS) é o único atleta bicampeão olímpico no Pentatlo Moderno. Foi campeão em Atenas 2004 e Pequim 2008.


Como vai ser em Londres:


Quando será disputada: 11/8/2012 e 12/8/2012

Locais: Copper Box (Esgrima), Centro Aquático (Natação), Greenwich Park (Hipismo-Saltos e Cross Country/Tiro Esportivo)

Como se qualifica : Máximo de dois atletas por país (Masculino e Feminino com a mesma regra)

- País sede (1 vaga)
- Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno (1 vaga)
- Campeonatos Continentais (22 vagas)
- Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno (3 vagas)
- Ranking Mundial (7 vagas) *
- Convites (2 vagas)

Total de vagas: 36 (Masculino e Feminino)

*Ranking de 01 de Junho de 2012



Link: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Modern_pentathlon_at_the_2012_Summer_Olympics

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar