A mãe mais veloz do mundo - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

                      Blankers-Koen cruzando a linha de chegada nos 200m

                          Uma das histórias mais interessantes dos Jogos Olímpicos é a história de Francina "Fanny" Blankers-Koen (NED) em Londres 1948.
                           Aos 18 anos ela competiu em Berlim 1936, tendo como resultados um sexto lugar no salto em altura e um quinto lugar no revezamento 4x100m, sendo que naqueles jogos ela conseguiu pegar um autografo de ninguém mais, ninguém menos que Jesse Owens (falarei mais dele em outro post).
                          Como as olimpíadas de 1940 e 1944 não aconteceram, devido a segunda guerra mundial, apenas em Londres 1948, Blankers-Koen pôde demonstrar seu verdadeiro potencial. Naquela altura ela detinha seis recordes mundiais (100 jardas, 80m com barreiras, salto em altura, salto em distância e nos dois revezamentos). Mas nesse tempo sem olimpíadas ela casou e deu luz a duas crianças e muitos duvidavam de suas possibilidades nos jogos olímpicos, por achar que ela estava velha demais para os sprints.
                          Entretanto ela levou quatro medalhas de ouro. Venceu os 100m, 200m, 80m com barreiras e o revezamento 4x100m, e se ela tivesse disputado o salto em distância, ela provavelmente teria vencido, pois o salto vencedor era 56 cm mais curto que o seu recorde mundial.
                         Quando voltou pra Amsterdã, foi conduzida pelas ruas da cidade numa carruagem aberta puxada por quatro cavalos cinza. Já seus vizinhos lhe deram uma bicicleta para que ela não tivesse que correr tanto.


Fonte: The Complete Book of Olympics e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário