Ciclismo


BMX

Sistema de Qualificação: Rankings Olímpico e Individual e Competição Mundial
Principais Competições: Campeonato Mundial de BMX
Resumo: Serão disponibilizadas 24 vagas por gênero, sendo 1 reservada para o país-sede, 18 para o ranking olímpico, 3 para o ranking individual e 2 para o Campeonato Mundial de BMX de 2020. As 18 vagas reservadas ao ranking olímpico serão distribuídas com a classificação de 3 ciclistas para as duas primeiras nações do ranking, 2 ciclistas para as três nações seguintes e 1 ciclista para as outras nações a fim de completar as 18 vagas. As três vagas reservadas para o ranking individual só poderão ser utilizadas por nações que ainda não conquistaram vagas, assim como as duas vagas disputadas durante o Campeonato Mundial.
               
BMX ESTILO LIVRE    

Sistema de Qualificação: Ranking Olímpico e Competição Mundial
Principais Competições:  Campeonato Mundial de BMX Freestyle
Resumo:  Para a composição do ranking olímpico serão consideradas as pontuações dos dois melhores posicionados representantes de cada país. A nação líder do ranking poderá enviar 2 representantes e as nações situadas entre segundo e quinto lugar podem enviar 1 representante. O país-sede tem direito a 1 vaga por gênero. As duas últimas vagas por gênero são designadas aos dois primeiros colocados no Campeonato Mundial de 2019.
               
ESTRADA      

Sistema de Qualificação: Ranking Mundial e Campeonatos Mundiais e Continentais
Principais Competições: Mundial de Ciclismo Estrada de 2019 e Campeonatos Continentais
Resumo: O ranking de nações definirá o número de vagas na competição masculina. Os seis primeiros do ranking podem selecionar 5 representantes, os sete seguintes podem selecionar 4 representantes, os oito seguintes podem levar no máximo 3 representantes, os onze que seguem podem classificar 2 representantes e os últimos dezoito a classificar por ranking podem enviar 1 ciclista. Além de 2 vagas para o país-sede os dois primeiros colocados nos Campeonatos Continentais de África, Ásia e Américas também terão vaga assegurada, considerando o limite de 1 por país. Para a competição contrarrelógio cada nação situada no Top30 poderá classificar 1 representante a se juntar ao representante do país-sede e os 10 primeiros colocados ainda não classificados do Mundial de 2019 na prova referida. A classificação para a prova feminina é similar, porém com menor número de vagas. As cinco primeiras nações do ranking podem enviar 4 representantes, as oito nações seguintes podem enviar 3 e as 9 posteriores podem enviar 2 representantes. Os Campeonatos Continentais de África, Ásia e Américas serão novamente seletivos, porém só irão designar vagas aos campeões de cada evento. Para a competição contrarrelógio as nações situadas no Top15 podem classificar 1 representante que se juntará à representante do país-sede e as 10 primeiras colocadas da mesma prova no Campeonato Mundial de 2019.
               
MOUNTAIN BIKE      

Sistema de Qualificação: Ranking Olímpico e Competições Mundial e Continental
Competições: Campeonato Mundial de Mountain Bike de 2019 e Campeonatos Continentais
Resumo:  As duas nações melhores colocadas no ranking olímpico divulgado em 28 de maio de 2020 estão aptas a classificar 3 ciclistas, as cinco nações seguintes podem enviar 2 ciclistas e os demais países podem enviar 1 ciclista até que sejam completadas 30 vagas por gênero mediante ranking olímpico. O país-sede tem vaga assegura e os demais participantes serão completados com as vagas designadas aos campeões continentais da África, das Américas e da Ásia, além dos dois primeiros colocados do Campeonato Mundial de Mountain Bike de 2019 na categoria sênior e sub-23.
               
PISTA             

Sistema de Qualificação:  Ranking Olímpico
Principais Competições: Campeonato Mundial 2019, Etapas de Copa do Mundo 2018-2019 e Campeonatos Continentais
Resumo: O ranking olímpico irá conceder 8 vagas por gênero para o Sprint por equipes e para a Perseguição por equipes. Para as mesmas provas individuais poderão participar 2 representantes de países classificados no Sprint por equipes, 7 representantes via ranking de Sprint individual e 7 representantes via ranking de Keirin. O ranking ainda distribuirá 12 vagas para o Omnium no masculino e 13 vagas no feminino. Por fim, o ranking alocará 8 vagas de duplas por gênero para a competição de Madison.

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes