Comissão de Atletas da RusAF entra com pedido para desfiliação da federação do comitê russo


A Comissão de Atletas da Federação Russa de Atletismo enviou uma carta ao Ministério do Esporte da Rússia e ao Comitê Olímpico Russo (ROC) com um pedido para que as entidades considerem o assunto da desfiliação da RusAF do ROC. O apelo foi feito em uma publicação no Instagram no último dia 12.

"A Comissão de Atletas espera que o Ministério do Esporte da Federação Russa e o ROC iniciem um trabalho real para proteger os direitos dos atletas russos, e solicita ao Ministério do Esporte da Federação Russa e ao Comitê Olímpico da Rússia que retornem imediatamente à questão da suspensão do credenciamento estatal da RusAF e da exclusão entre os membros da RusAF", diz o comunicado na rede social. 

Uma das condições listadas para que a RusAF mantenha a filiação no comitê olímpico é a de que uma nova eleição de conselho para entidade seja realizada. A votação presidencial está prevista para 28 de fevereiro. 

A Comissão dos Atletas, porém, pede que as eleições sejam antecipadas para 12 de fevereiro, já que alega que a data atual pode comprometer a preparação do país para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Principal representante da comissão, a tricampeã mundial no salto em altura, Mariya Lasitskene, anunciou, nesta semana, que não quer manter contato com a RusAF até que as eleições sejam antecipadas. O assunto esteve em pauta nos principais portais esportivos russos nos últimos dias. 

O Ministério do Esporte obrigou a federação russa de atletismo a tomar medidas para contornar a crise após os diversos escândalos de doping que a entidade se envolveu. 

O principal deles foi o do saltador, campeão mundial indoor, Danil Lysenko, que estava sob investigação. O presidente, Dmitry Shlyakhtin, e alguns membros da federação interferiram nas investigações do caso, na tentativa de encobrir o atleta. Os líderes foram descobertos e acabaram depostos de seus cargos. 

Foto: Vladimir Gerdo/TASS

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes